Variedades 3 anos atrás | Redação

Zona portuária do Rio ganha a galeria Novocais

Espaço de 312 metros quadrados abre as portas com a exposição "Porto Cidade - a memória do lugar"

por Revista FHOX
Praça da Harmonia, 1988Arquivo Instituto Moreira Salles
Praça da Harmonia, 1988

O novo espaço será inaugurado em 7 de outubro com a exposição permanente “Porto Cidade – a memória do lugar”, com curadoria da Ana Boreli. As imagens escolhidas representam a memória urbana e afetiva da região que vai da Praça Mauá ao gasômetro – em um recorte de 1800 a 1980. Esta história é contada por meio de vários acervos importantes como O Globo, IMS, MIS, Jornal do Brasil, Cia Docas, Arquivo Geral da Marinha e Biblioteca Nacional em mais de 600 imagens que ambientam o primeiro andar do espaço. A mostra foi idealizada para fazer um percurso em imagens passando pelo Porto, Morro da Providência, Morro da Conceição, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Centro.

Ambientada em um espaço com dois andares (térreo e mezanino), o andar de cima trará homenagens a personagens muito importantes, como o fotógrafo nascido e criado no Morro do Pinto, Sebastião Pires, e o músico Ernesto Nazareth. Pires registrou de 1940 a 1970 os moradores do Morro do Pinto e da Providência, o carnaval, as festas e o dia a dia. São mais de 300 retratos que registram a vida daquelas pessoas.

Outro homenageado na exposição é o músico Ernesto Nazareth, pianista e compositor brasileiro, também nascido no Morro do Pinto. O compositor foi regravado incontáveis vezes e considerado o rei do tango brasileiro com composições inesquecíveis, como “Brejeiro”, além de sua contribuição ao choro que alimenta as rodas até os dias de hoje.

Galeria Novocais
Edifício Novocais do Porto – Av. Cidade de Lima, 86 – Santo Cristo

Rio de Janeiro, 1956: falta d'água na favelaArquivo Agência O Globo
Rio de Janeiro, 1956: falta d’água na favela
Rio de Janeiro, década de 40Arquivo Instituto Moreira Salles
Rio de Janeiro, década de 40
Rio de Janeiro: favelasArquivo Jornal do Brasil
Rio de Janeiro: favelas