Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

Série sobre fotografia aborda imagens icônicas com fotógrafos contemporâneos

Série sobre fotografia

Quais as imagens mais emblemáticas da história da fotografia no Brasil? Quem eram os fotógrafos que as criaram e o que elas representam nos dias de hoje? Para responder estas perguntas, a série “Instantes Cruzados”, que estreia no Canal Curta, no dia 12 de junho, às 23h30, apresenta algumas fotos paradigmáticas que compõem um interessante acervo sobre a história da fotografia no Brasil. Tudo isso através de uma releitura feita por fotógrafos contemporâneos.

A cada episódio o fotógrafo, antropólogo e apresentador Milton Guran convida um fotógrafo contemporâneo consagrado a fazer uma imagem que dialogue com uma imagem histórica.

Partindo de uma fotografia célebre o programa vai revelar mais sobre a obra do autor original da imagem.  Em seguida, os convidados terão que enfrentar um desafio: transpor para os nossos dias o essencial do que foi repassado na imagem de referência.

Série sobre fotografia

Para tanto, os convidados terão que mergulhar nos segredos da velha arte fotográfica, redescobrir a importância de uma paisagem, visitar uma técnica anciã, reviver a história e o drama dos personagens originais e outras peripécias.

Instantes Cruzados faz um passeio pela trajetória da fotografia no Brasil, refazendo essa história nos dias de hoje,  ao mesmo tempo em que fala do fazer fotográfico e da sua linguagem. Isso é muito bom porque ajuda a gente a mergulhar mais fundo  na magia da foto”, diz o curador Milton Guran.

Leia também: Festival de fotografia recebe inscrições até 16 de julho

O programa estreia com duas lendas vivas da fotografia: Evandro Teixeira e Marcia Foletto. No primeiro episódio, que se chama A força do Fotojornalismo, Milton Guran destaca a importância desta atividade no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade.

Já Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, também colecionadora de prêmios no segmento, é a convidada para dialogar sobre este tema.  O resultado é mais um presente para o telespectador. Evandro, aliás, é um dos únicos autores de fotos de referência ainda em atividade desta primeira temporada que conta com oito episódios.

Já o segundo programa da série, que é dirigida por Sérgio Bloch e produzida pela Ocean Films, será Os limites de uma câmera, que traz uma polêmica foto de Zé Medeiros e o fotógrafo Roger Cipó como convidado. Para finalizar a temporada, A Fotografia e a Revolução de Costumes, com a célebre imagem da barriga da Leila Diniz na foto de Joel Maia, recriada pelo olhar da fotógrafa Ana Carolina Fernandes.

“Realizar Instantes Cruzados com a apresentação e curadoria de Milton Guran, e a participação de tantos fotógrafos autorais, foi uma experiência extremamente enriquecedora. Para mim, um amante da fotografia, foi uma verdadeira realização dirigir esta série que, sem dúvida alguma, vai permitir ao público conhecer grandes representantes desta arte mágica e envolvente”, afirma empolgado o cineasta Sérgio Bloch.

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br