Variedades 2 meses atrás | Thalita Monte Santo

Fotógrafa cria série para desmistificar a amamentação

Como uma maneira de abrir o assunto para discussão e reflexão, Suzie Blake apresenta “Como é a amamentação?”

por Revista FHOX

Em 2015, após o nascimento do seu segundo filho, a fotógrafa australiana Suzie Blake decidiu iniciar o projeto “Como é a amamentação?”, no qual tentou responder a pergunta através da arte da fotografia documental. Para isso, nos últimos três anos, Suzie se aventurou em residências e registrou a vida das mães amamentando seus filhos.

Ela registrou mães na Austrália e também no Brasil para esclarecer como é a experiência entre as mulheres em todo o mundo hoje. Durante todo o desenvolvimento do projeto, ela também estava amamentando seu filho caçula.

amamentação

“Os melhores dados que temos sugerem que a idade natural para o desmame humano é entre 2,8 a 3,7 anos de idade. Então eu não vou esconder o fato de amamentar uma criança. E nem as mulheres que aparecem nas fotos compiladas aqui”, explica.

Leia também:  FHOX Newborn 2018: um grande encontro da fotografia de família do Brasil 

A fotógrafa acredita que a OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere um tanto erroneamente que as mães amamentam seus filhotes exclusivamente por 6 meses até 1 ano ou mais. “A OMS está sugerindo isso como um mínimo. Mas e quanto a nós consideramos o ideal?”, questiona.

Como uma maneira de abrir o assunto para discussão e reflexão, ela apresenta suas fotografias de mulheres que amamentam “além” da idade estimada. Seus filhos estão todos acima da idade de um ano, e o que elas estão fazendo, segundo Suzie, é completamente normal.

Vale a pena conferir o resultado do trabalho:

amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação amamentação