Variedades 3 meses atrás | Flávio A. Priori

Como era a selfie no começo do século XX

Registros do começo do século passado mostram como as pessoas tiravam fotos de si mesmas.

por Revista FHOX

O termo selfie, que se refere a tirar uma foto de si próprio, se popularizou junto com os smarthphones. Uma expressão atual para um comportamento que viralizou nos últimos anos. Contudo, isso não significa que no passado as pessoas já não quisessem tirar selfies. É o que nos mostra esses curiosos retratos da primeira metade do século 20.

Um usuário do reddit publicou uma foto de uma família, com a data do ano 1900. Para não deixar ninguém de fora do registro, um espelho foi improvisado em cima de um tronco, para todos ficassem marcados no registro. Infelizmente a pessoa que publicou a foto não deu detalhes de quem são aquelas pessoas, especialmente o fotógrafo.

selfie

Fazendo uma busca um pouco mais atenta é possível encontrar outros registros de pessoas que já posavam na frente do espelho. Claro que o tamanho das câmeras e sua complexidade tornava as coisas limitadas, mas em sua essência não tão diferente do que é hoje.

selfie

O primeiro pau de selfie?

Uma outra selfie que também nos chama atenção é esse registro de 1934. De acordo com alguns sites, a foto retrata o casal sueco Helmer Larsson e Naemi Larsson. Por ser uma foto com quase 90 anos, não dá para afirmar que eles foram os inventores do pau de selfie, mas com certeza eles pensaram que um simples improviso seria algo tão presente nos dias atuais.

selfie

E você, amigo leitor, já viu algum registro curioso de uma selfie em uma foto antiga? Sabe de alguma outra história interessante? Compartilhe com a gente.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.