Variedades 3 anos atrás | Diogo Amorim

Seis livros incríveis que você não pode deixar de conferir

Para os amantes da literatura e de imagens, a FHOX listou alguns livros inspiradores

por Revista FHOX

Pensando nos amantes da literatura, a FHOX reuniu alguns dos livros de fotografia que você não pode deixar de ler, com grandes nomes e grandes histórias. Aproveite!

1 – Tête à tête, Henri Cartier-Bresson
livros-6Divulgação/Capa

O livro é uma seleção de retratos feitos pelo fotógrafo ao longo de sete décadas. Além de pessoas anônimas, a documentação traz personalidades como Pablo Picasso, Truman Capote, Marilyn Monroe, Lucian Freud, Susan Sontag, Coco Chanel, Jean-Paul Sartre, Carl Jung, e Che Guavara, assim como uma seleção de desenhos a lápis, inclusive alguns auto-retratos.

2 – Genesis, Sebastião Salgado
livros-5Divulgação/Capa

Organizado em cinco capítulos – Planeta do Sul, Santuários, África, Espaços do Norte, Amazônia e Pantanal -, Genesis traz 250 fotografias em preto e branco para mostrar a beleza do nosso planeta. Salgado passou oito anos viajando por lugares remotos do planeta para mostrar que apesar da ameaça sobre a vida na Terra ainda existem regiões alheias à noção de progresso, com cenários de natureza intocada.

3 – Livro por Christian Cravo, Christian Cravo
livros-2Divulgação/Capa

O livro reúne cerca de 300 imagens feitas pelo brasileiro Christian Cravo entre 1991 e 1993, em Salvador, cidade de origem do artista. Cravo, que na época tinha ente 17 e 19 anos, mostra todo sua visão jovem e o livro dedica-se ao debate sobre esse ponto de vista.

4 – Magnum Stories
livros-1Divulgação/Capa

O livro explora a “história da foto” por alguns dos maiores fotógrafos do mundo, todos os membros da agência fotográfica internacional Magnum. Henri Cartier-Bresson, Eve Arnold, Elliott Erwitt e seus colegas usam a história da foto como veículo para explicar sua abordagem para tirar e editar fotografias. O livro também conta com uma história da Magnum e do fotojornalismo ao longo de um período de 70 anos.

5 – O design da fotografia, Jeremy Webb
livros-3Divulgação/Capa

O livro reúne conteúdos para que o fotógrafo aprenda mais sobre o universo das imagens, fazendo com que as fotografias ganhem destaque em relação aos demais trabalhos, além de apresentar uma metodologia de criação de design para as fotografias. Em 192 páginas o livro fala sobre alguns dos mais importantes tópicos dentro deste assunto tão essencial para a arte fotográfica.

6 – É isso que eu faço, Lynsey Addario
livros-4Divulgação/Capa

Na obra, a fotógrafa conta suas experiências pessoais e profissionais enquanto estava na faixa de Gaza, cobrindo a guerra. Ela retrata os afegãos antes e depois do regime talibã, os cidadãos vitimados pela guerra e os insurgentes incompreendidos no Iraque, as aldeias incendiadas e os incontáveis mortos em Darfur, além de expor a cultura de violência contra a mulher no Congo e narrar a ocasião de seu sequestro durante a guerra civil na Líbia.