Variedades 2 meses atrás | Thalita Monte Santo

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

O continente africano não só é o berço da humanidade, mas também um grande centro de inspirações e referências

por Revista FHOX

Quantos fotógrafos africanos você conhece e acompanha no instagram? Qual foi o último trabalho de um fotógrafo do continente africano que você viu ou leu em algum noticiário? Já teve curiosidade de procurar exposições e obras sobre os mesmos?

Conhecer mais e melhor aquilo que fotógrafos no mundo todo produzem é fundamental para desenvolver e melhorar o próprio portfólio. E o continente africano não só é o berço da humanidade, com um dos focos mais importantes e originais de muitas produções artísticas, mas também um grande centro de inspirações e referências.

Fotógrafos como Atong Atem, do Sudão, Kudzanai Chiurai, do Zimbábue, Iké Udé, de Lagos e Awol Erizku, que fez as fotos de Beyoncé na época em que estava grávida dos gêmeos Rumi e Sir Carter, são alguns dos profissionais da imagem que já ganharam bastante destaque em editoriais e galerias. Entretanto, pouco se ouve falar sobre eles no ocidente.

Por isso, a FHOX separou seis perfis de fotógrafos africanos incríveis que você precisa conhecer e acompanhar:

Mário Macilau

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

O fotógrafo moçambicano Mário Macilau iniciou sua carreira ainda usando câmeras analógicas. Ele diz que esse sempre foi o processo que mais o fascinou. Gosta de trabalhar principalmente com imagens em preto e branco, mas também é adepto a imagens com tons suaves e texturas. Em seus trabalhos ele explora bem a profundidade de campo e a luz natural.

Lakin Ogunbanwo

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

Trabalhando principalmente com fotografia de moda e retratos clássicos, o jovem fotógrafo nigeriano Lakin Ogunbanwo cria trabalhos enigmáticos usando um teor erótico e subversivo em suas fotografias. Ele gosta de ousar e usar cores vivas vibrantes em composições arrojadas, como uma forma de homenagem mais minimalista à fotografia de estúdio africana popular nos anos 60 e 70.

TY Bello

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

Além de fotógrafa, TY Bello também é uma famosa cantora gospel nigeriana. Ela integra o coletivo de fotografia Depth of Field. Também ficou conhecida por ser a fotógrafa oficial de Goodluck Ebele Jonathan, o ex-presidente da República Federal da Nigéria.

Omar Victor Diop

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

O fotógrafo Omar Victor Diop é natural de Dakar. Sempre gostou de fotografia e design. Seu interesse o levou a registrar a diversidade das sociedades africanas modernas e estilos de vida.

Hassan Hajjaj

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

Hassan Hajjaj é um fotógrafo, designer e cineasta marroquino totalmente autodidata. Suas influências partem de uma mistura das cenas de hip-hop e reggae de Londres e sua herança norte-africana. Hajjaj tem uma prática diversificada que inclui retratos, instalações, performances, moda e design de móveis. Porém, ele é mais conhecido por sua fotografia.

Ima Mfon

Seis fotógrafos africanos que você precisa conhecer

O trabalho do fotógrafo Ima Mfon vai além do patamar atingido sobre o termo obra de arte. Nascido em Lagos, na Nigéria, mudou-se para os Estados Unidos logo que concluiu o ensino médio. Cursou Negócios pela Universidade do Texas, mas sua paixão pela fotografia o fez mudar o caminho, quando optou por um mestrado em Estudos Profissionais de Fotografia na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque.