Variedades 3 meses atrás | Redação

Seis dicas para começar e melhorar suas fotos

O fotógrafo Lucas Pinhel passa alguns conselhos para quem está começando na fotografia

por Revista FHOX

Com o boom das redes sociais, e a importância do Instagram, é normal querer postar sempre a melhor foto, mas nem sempre é fácil, afinal a fotografia perfeita requer muita atenção a detalhes como  composição, iluminação, perspectiva e enquadramento. Mesmo para clicar aquela simples selfie, os componentes da foto devem ser muito bem pensados para sair do “ senso comum”.

“Pode parecer besteira, mas a primeira dica que eu dou é limpar a lente da câmera”, conta Lucas Pinhel, 25 anos, fotógrafo, videomaker e publicitário de formação. Lucas também é um dos precursores de presets no Brasil, e que tem mais de 250 mil seguidores no Instagram. A rede social do influencer é cheia de fotos de suas viagens ao redor do mundo, todas apresentando o conceito único do fotógrafo, que une cores e iluminação natural.

foto

Com parceria com grandes marcas como Motorola, Google Fotos e DJI Drones, Lucas promove workshops muito requisitados de edição de imagem. Para quem quer tirar aquela foto mais elaborada, Lucas separou algumas dicas de como ter um olhar mais profissional na hora de compor a fotografia e deixá-la incrível para bombar nas redes sociais.

Confira algumas dicas bem legais para tirar fotos perfeitas e com um olhar profissional:

  1. Regra dos três terços – Essa é a regra primordial para deixar suas fotos profissionais. Para isso, acione as linhas de enquadramento da sua câmera e se atente ao quadrado que fica no centro. Se for tirar foto de pessoa, deixe sempre os olhos dela acima do quadrado.

  2. Fundo desfocado – Alguns celulares tem a função de modo retrato na própria câmera, o que facilita, e muito, tirar fotos com aquele fundo desfocado. Mas se o seu o celular não tem essa ferramenta, fique tranquilo pois alguns aplicativos de edição já fazem essa função que “imita” as câmeras profissionais. Lembre-se sempre de ficar atento a luminosidade e ao cenário do fundo, eles são muito importantes para a foto de retrato!dicas

  3. Selfie perfeita – Para criar uma selfie digna de muitos likes nas redes sociais, basta colocar a câmera um pouco acima do rosto e testar diferentes ângulos. Se você ficar posicionado mais ao canto das linhas de enquadramento, dá até para tirar uma selfie com um cenário ou uma paisagem bem legal ao fundo da foto.

  4. Cores – Use e abuse das cores na hora de tirar uma foto. Você pode mexer na temperatura da imagem e deixá-la com as cores mais quentes ou mais frias, ou brincar com o modo P&B (preto e branco). Dependendo do smartphone dá para escolher uma cor para ser destaque da sua foto e deixar todo o resto preto e branco. Legal, né?

  5. Fotos em movimento – As fotografias em movimento podem ser um pouco mais difíceis, mas com um pouco de paciência essas imagens ficam perfeitas! O importante nessa situação é prever um movimento e se posicionar para tirar a foto. Faça quantos cliques achar necessário e tente encontrar um ponto para ser o foco da sua imagem.

  6. Fotos noturnas – No escuro é legal dar uma ajustada na luminosidade da câmera para deixá-la com imagens um pouco mais claras. Aqui é legal prestar atenção nas sombras, pois elas podem atrapalhar sua foto. Nesse caso, mude o ângulo da pessoa ou a sua própria posição em relação ao objeto fotografado e nunca deixe um rosto “embaixo” de uma luz quando o ambiente está escuro, pois ele ficará cheio de sombras.