Variedades 2 anos atrás | Redação

Saiba os momentos mais indicados para fotografar em RAW ou JPEG

Você fotografa com qual dos dois?

por Revista FHOX

Fotografar em RAW ou em JPEG? Essa é uma questão que, em algum momento, vai passar pela cabeça dos fotógrafos. Para quem tem dificuldade de entender os termos, o PetaPixel facilitou para você. Se quiser imagens mais detalhadas, versatilidade e controle criativo quando se trata de editar as imagens, tirar fotografia com RAW pode ser gratificante, especialmente quando se vê os resultados finais.

1Shutterstock.com

Os arquivos RAW preservam a maior quantidade de informações sobre uma imagem e, geralmente, contêm mais cores e um intervalo mais dinâmico que as imagens JPEG. Esse dinamismo pode ser usado, posteriormente, para recuperar imagens subexpostas ou sobrexpostas.

Já o formato JPEG é o mais popular entre os fotógrafos hoje. As imagens JPEG são totalmente processadas na câmara e todas as definições já são aplicadas à imagem. Imagens JPEG são muito menores em tamanho do que imagens RAW, consumindo menos espaço de armazenamento e precisando de menos poder de processamento.

Confira algumas considerações sobre cada um dos formatos:

1. Fotografia de paisagens

Se estiver fotografando paisagens, natureza ou praticamente qualquer cena em que as condições de iluminação variam, é indicado fotografar em RAW, para permitir uma flexibilidade adicional de pós-produção para editar sua imagem.

paisagemdabldy/iStock

2. Imprimir imagens grandes

Se você pretende produzir suas imagens em grandes cópias, a gravação em RAW é necessária, porque as imagens captadas em JPEG não suportam o upscaling muito bem e as imagens RAW não comprometem a qualidade da foto.

3. Fotografando evento esportivo

Se você estiver fotografando esportes de ação ao vivo, fazendo sequências de explosão em rápida sucessão, fotografar JPEG permitirá que você capture muitos mais imagens.

esportesmicrogen/iStock

4. Fotografando eventos ao vivo

Se você precisar das imagens para exibição imediata, como apresentação de slides para um cliente, então você precisará gravar JPEG.