Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

Saiba mais sobre a história da categoria de “Melhor Fotografia”, do Oscar

Cena do filme "Aurora"

A primeira edição do Oscar aconteceu um 1927. De lá pra cá, muita coisa mudou na maneira em que se faz filme, por exemplo, o cinema falado se consolidou e as tecnologias de filmagem evoluíram e se digitalizaram. A imagem passou do preto e branco para todas as cores alcançáveis pelo suporte digital.

[media-credit name=”O Regresso” align=”aligncenter” width=”800″]o-regresso-1[/media-credit]

Um vídeo feito pelo canal “Burguer Fiction” faz uma síntese dessa evolução e reúne todos os filmes que levaram o Oscar na categoria de “melhor fotografia” até hoje. É realmente incrível. Veja o vídeo:

No cinema, o fotógrafo molda cada um dos frames da maneira que mais identifique o teor do filme, fazendo com que suas diretrizes técnicas tracem o paradigma tecnológico e estético da imagem da produção. Por exemplo, uma imagem mais saturada ou com cores mais frias, com menos ou mais luz, exerce funções precisas na narrativa cinematográfica.

>> Já conferiu os indicados a melhor fotografia no Oscar 2017?
>> Para entrar no clima! Relembre os indicados ao Oscar 2016 de melhor fotografia
>> Os últimos cinco vencedores do Oscar na categoria “Melhor Fotografia”

Direto da história

O primeiro longa a ganhar o Oscar de melhor fotografia foi “Aurora”, dirigido por F.W. Murnau, à época, um dos mais importantes diretores do cinema mudo e do ‘Expressionismo Alemão’ – movimento cinematográfico conhecido pelo contraste intenso entre luz e sombra. A direção de fotografia do filme era assinada por Charles Rosher e Karl Struss.

Cena do filme "Aurora"
[/media-credit] Cena do filme “Aurora”

O último vencedor da categoria foi “O Regresso”, primeiro a usar a câmera 65mm com sensor digital ALEXA 65, o que lhe dá uma estética que lembra a da película, e Lubezki filmou principalmente utilizando luz natural, segundo o site “No Film School”. Vale lembrar que, além de levar o prêmio de melhor fotografia em 2016, Lubezki foi o grande vencedor em 2014 e 2015.

lala-land