Variedades 1 mês atrás | Redação

Ricardo Martins dá dicas para quem quer começar a fotografar

Fotógrafo, ganhador do prêmio Jabuti, lista alguns passos para iniciar nessa área, além de sugerir equipamentos e lentes.

por Revista FHOX

A fotografia tem permeado cada vez mais o nosso dia a dia. Ricardo Martins, especialista em fotos de natureza, em 2012 recebeu o Prêmio Jabuti pela sua obra “A Riqueza de Um Vale”, enfatiza que acima de tudo, a fotografia deve servir como um meio para expressar o que sentimos. “A fotografia deve sair do nosso coração, passar pela cabeça e só então chegar até a máquina fotográfica”, afirma.

O fotógrafo listou abaixo uma série de dicas para quem deseja ingressar no mundo da fotografia. Nelas, Ricardo conta um pouco da sua experiência, indica alguns passos para seguir nessa área, e também sugere alguns equipamentos e lentes.

Ricardo Martins
Fotógrafo Ricardo Martins para o seu trabalho AMANTIKIR, patrimônio natural do Brasil

 

1) Equipamentos para iniciantes

Para quem não sabe exatamente com qual equipamento começar a tirar fotos, Martins recomenda uma câmera com acesso facilitado para mexer no diafragma e velocidade, devendo ser usada no modo manual. Modelos de câmeras com uma lente grande angular 18-55mm, uma teleobjetiva 75-300mm também são ótimas pedidas. “Também é indicado investir em um tripé, que possibilita efeitos na fotografia como o chamado “véu de noiva” feito em cachoeiras, isso anima qualquer iniciante”, revela o fotógrafo.

2) Trabalhar primeiro com a luz natural

Para quem começou recentemente, é bom explorar primeiro a luz natural, observá-la e entender como ela funciona.“As primeiras horas do dia e o entardecer são os melhores momentos para fotografar. Depois desse treino, pode começar a usar o flash”, conta Ricardo Martins.

3) Usar o flash mais simples possível

Para quem está começando e nunca usou flash antes, o melhor é usar os mais simples e baratos possíveis, pois assim, não se gastará tanto e já terá também um grande aprendizado. “O flash 430 da Canon é ótimo para essas situações” indica Martins.

4) Cuidado com os mitos de fotografia

Logo quando se adquire uma câmera fotográfica, é comum pensar que não se pode fotografar na luz do meio dia, ou contra o sol. Na verdade, na fotografia há a liberdade de fazer o que quiser, pois existem os mais variados conceitos para isso.

5) Pensar estrategicamente quando usar equipamentos digitais

O digital possibilita fazer várias fotos sem saber exatamente o que é feito. “Você fotografa tudo, e nada ao mesmo tempo. Com isso, a fotografia precisa ser pensada antes de ser executada”, conta Ricardo.

6) Utilizar variações específicas de lente

Para quem já está mais avançado na profissão, Martins sugere a câmera Canon Mark IV e um modelo específico de lente para cada tipo de foto: 100-400mm para fotografar animais, 70-200mm para retratos, 17-40mm para paisagens, 100mm Macro para insetos e 24-70mm como uma lente coringa.

7) Dicas específicas para iniciantes em fotografias de natureza/paisagens

Recomendo comprar equipamentos usados, revisados e com garantia, além de usar referencialmente uma roupa com cores neutras. “Se for fotografar aves, é sempre interessante também cobrir o cabelo”, ensina Ricardo Martins.