Variedades 3 semanas atrás | Thalita Monte Santo

Renato Rocha Miranda desembarca em uma nova expedição

Apoie a faça parte do novo projeto: Os Desertos | Expedição Antártica

por Revista FHOX

Renato Rocha Miranda é um dos fotógrafos que mais se destacam no cenário artístico e documental no país. Responsável pelo Criadouro Carioca, um espaço proeminente para profissionais da imagem na capital fluminense, recentemente desembarcou em uma nova aventura fotográfica, que começou em Puntas Arenas, no Chile, uma cidade destruída em um incêndio em 2012. 

Lá, o fotógrafo alcançou a nova base da Marinha do Brasil para viajar pelo Estreito de Drake. Serão oito dias no mar mais temido do mundo, ponto do violento encontro entre as massas de água do Oceano Atlântico e o nada pacífico, Pacífico.

Renato Rocha Miranda vai acompanhar um grupo de militares, pesquisadores e engenheiros, que vão usar as mais poderosas tecnologias para reconstruir a Base Antártica Comandante Ferraz e sobreviver a nevascas de 200 Km/h e temperaturas que podem alcançar -80º C.

Uma nova torre 4G permitirá a criação de um diário de bordo visual nas mídias sociais do fotógrafo e sua produtora Alessandra Marques, aprimorando uma troca de informações quase instantâneas com uma audiência global graças ao poder da Internet.

Nas postagens, Renato Rocha Miranda compartilhará as dificuldades de fotografar e filmar no ambiente mais hostil da Terra. Ao todo, ele pretende realizar cinco viagens documentais e colaborativas pelos maiores desertos do planeta. Saara, Arábia, Gobi e Kalahari serão seus próximos desafios. 

“Essa viagem é o mergulho nas páginas da enciclopédia LIFE que meu pai me deu na infância, passei anos vendo imagens, contando histórias sobre o Universo, os Oceanos, as Montanhas. Foram aquelas fotos que me inspiraram a me tornar um fotógrafo. O livro ‘Os Polos’ é o que trago aqui comigo”, conta. 

Quer fazer parte da viagem? 

Para trazer conteúdo e muitos registros fotográficos sobre a experiência, Renato Rocha Miranda lançou uma campanha de crowdfunding na kickante. Nela, ele conta sobre seus objetivos com a expedição e fala sobre as recompensas para colaboradores e incentivadores do projeto.