Variedades 3 meses atrás | Leo Saldanha

Quando a pintura influencia o cinema

Vídeo mostra como a sétima arte usa muitas referências de pinturas icônicas

por Revista FHOX

 

Bagagem cultural e boas fontes de inspiração podem fazer toda a diferença para criar algo de valor. Basta olhar as belas referências no trabalho dos cineastas (famosos ou nem tanto). Para comprovar isso, o diretor e cineasta Vugar Efendi criou uma série de vídeos demonstrando como produções celebradas beberam na fonte da arte clássica. A série Film Meets Art (I, II e III) traz não só superproduções, mas também documentários e trabalhos mais conceituais. Todos com algo em comum: uma rica influencia direta da pintura.

 

O espectador vai notar filmes famosos como Django Livre e Psicose. Já as referências artísticas são ecléticas. Desde Leonardo da Vinci, Botticelli até pintores mais recentes. Assim como na fotografia, cinema e arte forma uma combinação visual harmônica. Império do Sol, Metropolis, O exorcista, Maria Antonieta, Lost in Translation, Sangue Negro e tantos outros filmes famosos aparecem com suas respectivas “fontes”. Vale a pena assistir e ver como a arte impacta o trabalho criativo dos diretores de cinema e de fotografia. Uma série que já foi vista por mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo. Assista abaixo e divirta-se.

>> Composição e simetria em grandes produções do cinema e da TV

>> AS REFERÊNCIAS DO CONGRESSO FOTOGRAFAR ESTÃO CHEGANDO 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.