Variedades 4 anos atrás | Redação

Projeto fotográfico sobre a vida de Frida Kahlo vai virar livro

Intervenções do trabalho foram realizadas em capitais brasileiras e até no exterior

por Revista FHOX

Nascida em São Paulo, mas residente da cidade de Sorocaba, a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, 26, é a autora de um dos projetos autorais mais representativos sobre a vida da artista plástica mexicana, Frida Kahlo.

Frida-Kahlo-1

Em 2012, ela criou o “Todos Podem Ser Frida”, trabalho fotográfico que traz pessoas caracterizadas como a artista e em poses que remetem a sua personalidade.

A partir de um estudo realizado pela própria fotografa, o projeto é traçado por cinco fragmentos dos fatos mais impactantes da vida de Kahlo: Frida Por Inteiro, O amor de Frida, A Dor de Frida, As Cores de Frida e O Aborto de Frida.

Frida-Kahlo-7Camila Fontenele

A produção foi realizada por artistas plásticos convidados pela fotógrafa e, no início, apenas homens eram registrados. A ideia era fazer uma inversão de papéis e gênero, propositalmente, para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano.

“Busquei outros trabalhos inspirados nela e a maioria que encontrei foi relacionado à moda, não queria algo somente ligado à estética e sim na minha própria interpretação com sua vida. Frida Kahlo também utilizava trajes masculinos, havia rumores de sua bissexualidade, para mim ela foi uma pessoa muito corajosa por viver de forma intensa, sem medo de experimentar o outro”, explica Camila.

Frida-Kahlo-2Camila Fontenele

A fotógrafa conta que no inicio do projeto, não sabia onde ele a levaria. “Era uma relação muito pessoal, minha maior intenção era me comunicar artisticamente e me descobrir”. Porém, Todos Podem Ser Frida conseguiu atingir muitas pessoas. A internet teve um papel fundamental nisso, mas fora dela a repercussão também foi grande.

“Eu fui com as intervenções para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Caserta, na Itália”, relata Camila. Além disso, ano passado algumas fotos do projeto fizeram parte de duas exposições coletivas, uma em Londres e outra em Léon, no México.

Frida-Kahlo-6Camila Fontenele

Pretendendo prolongar o projeto até 2018, para ter possibilidade de ir para lugares que nunca conseguiu, como o Nordeste, Camila também tem planos para a publicação de um livro.

“Em 2014 eu comecei a escrever sobre o processo de criação do Todos Podem Ser Frida, desde os apertos e ideias perdidas, até os louros. É um livro de fotografia sobre esse trabalho que me proporcionou enxergar minha vida e profissão de forma diferente”, explica.

Frida-Kahlo-3Camila Fontenele

A ideia é publicar o material de forma independente, via financiamento coletivo. “Tudo indica que, ainda esse ano, lançaremos a campanha. Espero que as pessoas possam nos apoiar nesse momento tão especial do projeto”.

Conheça melhor outros trabalhos da fotógrafa:

Instagram: @camisfontenele
Facebook: www.facebook.com/fontenele.camila
Site oficial: http://www.fontenelefotografia.com/

Thalita Monte Santo, especial para a FHOX.

Frida-Kahlo-5Camila Fontenele