Variedades 2 anos atrás | Jucelene Oliveira

Os últimos cinco vencedores do Oscar na categoria “Melhor Fotografia”

Enquanto aguardamos a lista dos indicados ao Oscar de 2017, fizemos uma retrospectiva dos últimos vencedores na categoria de "Melhor Fotografia"; vem ver

por Revista FHOX

Uma dos acontecimentos mais aguardado pelos fãs de cinema, a edição do Oscar 2017 já tem data marcada: a maior premiação do cinema mundial acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles. A única premiação já garantida até aqui é a que será dada ao ator chinês Jackie Chan, homenageado pela academia com um prêmio honorário por sua carreira e pioneirismo.

Enquanto os indicados oficiais da 89ª edição do Oscar não são anunciados – a lista sai em 24 de janeiro – a FHOX separou em uma lista os vencedores dos últimos cinco anos na categoria de “Melhor Fotografia”. Confira:

2016 – “O regresso”

Em “O regresso”, Leonardo DiCaprio interpreta a história real de Hugh Glass, um explorador que é abandonado por seus companheiros após ser atacado por um urso nos Estados Unidos selvagens de 1820 e busca vingança. O filme tem fotografia de Emmanuel Lubezki.

2015 – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Mais um com fotografia de Emmanuel Lubezki! Birdman conta a história de um ator – famoso por interpretar um icônico super-herói – enquanto ele faz de tudo para montar uma peça na Broadway. Às vésperas da estreia, ele vai lutar com seu ego e tentar recuperar sua família, sua carreira e ele mesmo.

2014 – “Gravidade”

Em 2014, o Oscar também ficou com Emmanuel Lubezki. O filme “Gravidade” mostra a missão espacial de uma engenheira um astronauta. Durante um passeio espacial, aparentemente rotineiro, ocorre um acidente e a nave é destruída, deixando os dois sozinhos e sem contato com a Terra.

2013 – “As Aventuras de Pi”

Em 2013 o premiado foi “As Aventuras de Pi”, com fotografia de Claudio Miranda. O filme conta a história de um jovem indiano que após um naufrágio, luta para sobreviver em um bote salva-vidas ao lado de um tigre-de-bengala.

2012 – “A Invenção de Hugo Cabret”

Com fotografia de Robert Richardson, o longa mostra a trajetória de Hugo, que ao tentar escapar do orfanato, acaba metido em uma aventura em busca das suas origens a partir de um boneco e das anotações deixadas pelo seu pai.