Variedades 3 anos atrás | Diogo Amorim

O sucesso da direção de fotografia de House of Cards

A quinta temporada da série chega à Netflix no dia 30 de maio. Saiba mais sobre a direção de fotografia de House of Cards, que já foi premiada com um Emmy!

por Revista FHOX

A fórmula aderida por House of Cards é fácil: a fotografia segue um mesmo padrão e o melhor de tudo, é consistente em seu trabalho e impressiona. A direção fotográfica da série sempre recebe muitos elogios do público e da crítica especializada e em 2013, seu ano de estreia, foi premiada com um Emmy nesta categoria.

>> Indicações na Netflix para os apaixonados por fotografia
>> Passado e presente: a direção de fotografia em “13 Reasons Why”

A receita da série é simples: no primeiro plano haverá quase sempre algum tom azulado (ou cinza, dependendo da situação) e no segundo plano elementos ou iluminação amarelada. Confira:

A beleza e simetria das cenas são deslumbrantes e ficam melhores a cada temporada. Os enquadramentos escolhidos favorecem os planos abertos e os diálogos entre personagens. A “cereja do bolo” é a trilha sonora, que também é indefectível. Confira algumas cenas:

O que faz um diretor de fotografia?

Cabe ao diretor fotográfico, através de seus conhecimentos, fazer a escolha correta entre câmeras, lentes, equipamentos, temperatura de cor, tipos de iluminação, entre outros, para todas as cenas da série/filme como um todo, além de se preocupar com outros aspectos técnicos durante a gravação, como continuidade de luz. Desde os primeiros estágios da pré-produção ele e o diretor discutem aspectos das imagens de cada cena e trabalham em conjunto para que a luz ajude e fortaleça a narrativa.