Variedades 7 meses atrás | Redação

O que o Dia Internacional da Mulher significa para os fotógrafos

O tema do Dia Internacional da Mulher 2020 é #EachForEqual. O slogan da campanha diz tudo: "Um mundo de igualdade é um mundo possível".

por Revista FHOX

Por Jordan Dyck, contribuidora da ShutterStock 

O tema do Dia Internacional da Mulher 2020, no domingo, 8 de março de 2020, é #EachForEqual, com a igualdade de gênero como uma questão global à sua frente. O slogan da campanha diz tudo: “Um mundo de igualdade é um mundo possível”.

Campos criativos podem representar desafios que impedem o acesso das mulheres. Imagem: aquatti.

Na indústria da fotografia, igualdade de gênero e igualdade de direitos para todos os sexos não é um tópico novo. A fotografia é um campo amplamente dominada pelos homens. Em um estudo de 2018 sobre o estado do fotojornalismo liderado pela World Press Photo, os dados demográficos resultantes foram surpreendentes: 68% das mulheres que participaram do estudo enfrentaram discriminação no trabalho.

Outros obstáculos que as mulheres entrevistadas enfrentaram incluem estereótipos (56%), sexismo no setor (54%), falta de oportunidades para as mulheres (49%) e expectativas sociais e familiares (42%). Os estereótipos da indústria fotográfica não são novos problemas. No entanto, estamos agora em um estágio crucial da história moderna.

Organizações e eventos como o Dia Internacional da Mulher 2020 nos lembram que temos o poder de fazer mudanças acionáveis em nossas áreas de interesse. O poder da narrativa visual cresceu significativamente na era digital da comunicação, e mais fotógrafos estão usando suas lentes como saídas para eliminar as barreiras de gênero atrás e na frente das câmeras.

A narrativa visual é uma ferramenta poderosa para combater a discriminação. Imagem do ShotPrime Studio.

Fotógrafos, esta é para vocês: as restrições legais impediram 2,7 bilhões de mulheres de acessar a mesma opção de empregos que os homens. A partir das imagens que criamos e compartilhamos de nossas viagens, cabe a nós compartilhar essas histórias de desigualdade e criar imagens representativas para os clientes compartilharem em todo o mundo.

Representando a Igualdade de Gênero em imagens

Como fotógrafos, videomakers, ilustradores e líderes da indústria criativa, temos o poder de usar as imagens que criamos e compartilhamos para celebrar as conquistas das mulheres e aumentar a visibilidade de pessoas sub-representadas. O Dia Internacional da Mulher 2020 identifica uma série de missões que ajudam a alcançar esse objetivo.

Tomamos essas missões e identificamos algumas maneiras de implementá-las no conteúdo que você cria e compartilha na Shutterstock.

Acrescente diversidade ao seu trabalho criativo para refletir o mundo real. Imagem de Nadia Grapes.

Missão 1: Mulheres pioneiras na inovação tecnológica  

As mulheres estão criando coisas notáveis no mundo da tecnologia. Você conhece a primeira casa 100% movida a energia solar, feita por uma cientista húngara chamada Maria Telkes? Ou ouviu sobre a recentemente aprovada Katherine Johnson, cujos cálculos permitem algumas das primeiras explorações espaciais da NASA?

As mulheres estão na vanguarda de muitas indústrias de ponta. Imagem de lenetstan.

Para imagens e vídeo, o conteúdo representativo que mostra as mulheres nos papéis de cirurgiões, cientistas, desenvolvimento de IA e laboratórios químicos é mais importante do que nunca. Procure capturar imagens que celebram as notáveis realizações das mulheres em ação no trabalho.  

Missão 2: Contemplar a igualdade entre mulheres atletas  

Há grandes mudanças acontecendo em todo o mundo para as atletas. Atletas do sexo feminino estão brigando para receber salário, patrocínio e visibilidade iguais mais do que nunca.  

As mulheres não são mais apenas representadas em esportes “femininos” como ioga, corrida ou ciclismo. Estamos vendo mulheres desafiarem o preconceito nas etapas mundiais como levantadoras de peso, boxeadoras e jogadoras de rugby.  

Não apenas isso, mas a representação LGBTQ + também está chegando ao estágio que merece. No Superbowl de 2020, a treinadora assistente ofensiva do San Francisco 49ers, Katie Sowers, foi manchete mundialmente como a primeira mulher e abertamente gay treinadora do Superbowl. Precisamos fazer manchetes como essa não dignas de notícia, mas sim a norma na indústria do esporte.

As mulheres também estão ganhando manchetes nos esforços atléticos. Imagens de Courtney Odonoghue.

Nas imagens esportivas, represente uma visão mundana do que significa ser diverso e inclusivo em jogos esportivos. Imagens com mulheres fortes em papéis ativos que desafiam as limitações do que podem ou não podem alcançar. Imagens que incluem identidades de gênero LGBTQ + e comemoram a inclusão nas atividades da equipe.  

Missão 3: Criar ambientes de trabalho inclusivos para que as mulheres prosperem  

A imagem tradicional dos colegas caucasianos felizes, sorrindo para a câmera em um escritório perfeitamente iluminado é um cenário ultrapassado. No atual cenário do mercado global, os clientes estão procurando imagens que defendam mulheres e todas as identidades de gênero que são líderes em locais de trabalho iguais e inclusivos.

As imagens do local de trabalho devem refletir a vida real e diversos locais de trabalho. Imagem de Malquerida Studio.

O ambiente dos locais de trabalho está mudando. Não estamos apenas procurando imagens de escritórios e espaços de trabalho padrão. Desafie as expectativas e fotografe mulheres em espaços de trabalho inovadores, incluindo laboratórios de tecnologia, estúdios visuais e ambientes progressivos que comemoram a inclusão e a igualdade.  

Missão 4: Apoiar as mulheres a ganharem em seus próprios termos  

Esta é uma missão que temos orgulho de apoiar por meio das redes de colaboradores da Shutterstock. Agora, mais do que nunca, as mulheres estão prosperando em seus próprios negócios e empreendimentos empresariais. Como freelancers, proprietários de pequenas empresas e CEOs de empresas iniciantes, nunca houve um momento mais emocionante na história para criar um caminho de sua própria escolha.  

Globalmente, temos um longo caminho a percorrer para abrir essas oportunidades para mulheres em áreas onde direitos iguais de trabalho não são a norma. No entanto, cabe a nós espalhar uma mensagem de locais de trabalho com inclusão de gênero para apoiar comunidades sub-representadas de mulheres. 

Use seu trabalho para destacar comunidades carentes de mulheres. Imagem de fizkes.

Missão 5: Capacitar as mulheres por meio da educação em saúde  

A educação em saúde, sexo e bem-estar está na vanguarda de muitos mercados digitais adaptados para mulheres e outras identidades de gênero marginalizadas. Precisamos combinar os estereótipos associados ao falar sobre tópicos de saúde das mulheres, como menopausa, menstruação e bem-estar sexual. Devemos criar um espaço onde as mulheres se sintam confortáveis e apoiadas para tomar decisões com informações sobre sua saúde.

A educação em saúde desempenha um papel de liderança na independência e no bem-estar das mulheres. Imagem de Sonko Drimko.

Ao criar e compartilhar imagens que retratam uma ampla gama de práticas de saúde e bem-estar para as mulheres modernas, comemoramos o que significa ser mulher e quebramos barreiras sociais sobre o que é aceitável falar.  

Missão 6: aumentar a visibilidade das mulheres criativas  

Defender as mulheres criativas na indústria da fotografia é uma mensagem que queremos divulgar globalmente. Estamos nos esforçando para oferecer um mercado que seja inclusivo e representativo de todas as identidades de gênero, e ainda temos um longo caminho a percorrer.  

Aumentar a visibilidade é mais do que apenas compartilhar imagens representando mulheres. É  trabalhar com mais mulheres criativas nos bastidores também. São os artistas que desenham nossas ilustrações, são os compositores que criam nossa música e são os fotógrafos que capturam a feminilidade.