Variedades 3 anos atrás | Thalita Monte Santo

Projeto fotográfico registra o poder do sorriso

por Revista FHOX

Como é que se mede um sorriso? Qual é o impacto que ele pode ter ou causar na vida de uma pessoa? Poucos sabem, mas sorrir é transformador, e foi isso que o fotógrafo australiano Jay Weinstein quis comprovar com o seu projeto “…so I asked them to smile” (“… então pedi que sorrissem”).

Tudo começou em 2013, quando Weinstein estava em Bikaner, na Índia, a trabalho. Em uma estação de trem, o fotógrafo encontrou um homem sério, com uma expressão “dura”, e ficou constrangido em pedir para fotografá-lo.

Foto: Jay Weinstein

Não demorou muito. O próprio homem se aproximou e pediu que o australiano o fotografasse. Weinstein então solicitou que ele sorrisse. Foi assim que percebeu o quanto a feição de uma pessoa pode mudar quando ela sorri.

“O seu rosto irradiava calor, seus olhos brilhavam com um humor. Eu me perdi completamente. Até mesmo sua postura se suavizou. Eu sabia então qual seria meu próximo projeto”, conta Weinstein.

Ele quis comprovar sua análise e decidiu percorrer por diferentes lugares da Índia para fotografar as pessoas em dois momentos: antes de sorrir e sorrindo.

Foto: Jay Weinstein

Documentar o efeito do sorriso humano no rosto de um estranho pode ser desafiador, mas poderoso, segundo o fotógrafo.

“O que é um sorriso? Alguns músculos faciais que empurram as bordas dos lábios para cima? Esse ato simples, mesmo que forçado, transforma todo o rosto e muda a maneira como a pessoa é vista. É universal, supera religiões, etnias, classes, gêneros e linguagens”, explica.

Foto: Jay Weinstein

O projeto foi criado para documentar essa transformação sem pretensão ou imposição sobre as pessoas.

“Pelo contrário, este projeto é simples e perspicaz, fala através das imagens. Ele permite que as pessoas observem as fotos e percebam suas próprias reações e pensamentos”.

Veja mais imagens do projeto através do site oficial e do Facebook.