Variedades 1 ano atrás | Thalita Monte Santo

O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso

De um ponto de vista mais amplo, suas fotografias retratam o humano e expõem o cotidiano e cultura

por Revista FHOX

O trabalho da fotógrafa Chama Chereau é daqueles que, ao mesmo tempo em que documenta, encanta. Natural de Nantes, França, ela começou a fotografar como hobby ainda na adolescência, e, aos poucos, acabou transformando a paixão em profissão.

Chama estudou artes visuais e se aprofundou na fotografia, mas conta que foram suas diversas viagens mundo afora que a ajudaram a desenvolver ainda mais a sensibilidade de seu olhar. As andanças, segundo ela, além de tudo lhe trouxeram diversas inspirações. Inspirações essas que refletem-se em suas imagens.

O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso

Além de fotos documentais, a fotógrafa também transita entre editoriais de moda, fotografia de casamentos, fotos sociais e eventos, como shows, jogos e apresentações.

Leia também: Andrew Newey registra a colheita do mel no Nepal

Especialista em contar histórias através de retratos, recentemente a fotógrafa viajou para Burkina Faso, na África Ocidental, onde ficou por três meses. Lá desenvolveu um de seus trabalhos mais simbólicos como retratista, registrando a cultura e a população local.

O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso

Através de suas fotos, Chama explora as tradições através da figura da mulher e sua importância. De um ponto de vista mais amplo, suas fotografias retratam o humano e expõem o cotidiano e cultura.

Reconhecimento do olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso

Uma das imagens de Chama em Burkina Faso foi finalista do concurso U2guide, onde 400 participantes, de 45 países, foram selecionados. As fotografias foram expostas em Paris, na La REcyclerie.  

O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso
Foto finalista do concurso U2guide

O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso O olhar de Chama Chereau sobre Burkina Faso

Acompanhe outros trabalhos e projetos da fotógrafa através de seu site e sua rede social: Facebook 

O que você achou do trabalho da fotógrafa? Conta para gente, nós queremos saber! Tem alguma indicação de trabalho ou profissional para nos fazer? Envie sugestões para redacao@fhox.com.br .

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, apresente nosso trabalho para seus amigos e não deixe de conferir outras matérias sobre o universo da fotografia aqui em nosso site.

 

FHOX, tudo sobre fotografia