Variedades 7 meses atrás | Leo Saldanha

Conheça o fotógrafo que bombou no TikTok

O norte-americano Alexander Stemplewski conquistou 4 milhões de seguidores em poucos meses dentro do app chinês

por Revista FHOX

tiktok

O fotógrafo e usuário da rede TikTok Alexander Stemplewski, 30, foi destaque em uma matéria recente no site Business Insider. O artigo conta como ele conquistou mais 3 milhões de seguidores na rede social chinesa.

Sua presença no TikTok deu tão certo que ele decidiu largar o trabalho na área de seguros e dedicar-se integralmente às imagens. Um detalhe: ele entrou no app em outubro passado. Ao todo, são 3.4 milhões de seguidores e mais de 50 milhões de curtidas no aplicativo.

tiktok
Reprodução TikTok

Mas você deve estar se perguntando: como ele ganha dinheiro? Primeiramente, com integrações de músicas pagas. Ou seja, ele conecta músicas nas postagens que se revertem em dinheiro de acordo com a popularidade da postagem. Além disso, outra forma é a parceria paga com diversas marcas. E, por último, mas não menos importante, vendendo cursos on-line promovidos dentro da aplicação.

Como ele fez sucesso no TikTok?

A resposta é: fotografando no estilo street photography. Em seus vídeos na rede, ele mostra como fotografa na rua. Tudo muito rápido e prático. Apresenta, também, como faz retratos de pessoas desconhecidas nas ruas. Mas para tanto ele primeiro pergunta se elas permitem serem retratadas.

Stemplewski combina fotos e vídeos mostrando os bastidores e o resultado final. Faz sucesso tanto entre os seguidores quanto com os próprios retratados.

Um espaço para fotógrafos no TikTok

A fotografia é uma categoria poderosa no TikTok. A hashtag #photographyeveryday conta com quase 700 milhões de postagens. Já a hashtag #photographer tem bilhões de menções. Os videomakers também fazem sucesso dentro da plataforma.

De acordo com a publicação da Business Insider,  Stemplewski disse que acertou o estilo dentro do app depois de muito teste, ou seja, errando e ajustando até fazer sucesso. Outro detalhe importante: ele disse que teve suporte total de um profissional do TikTok, que o ajudou a melhorar o desempenho e a ter foco em resultados comerciais usando a aplicação.

O case de Alexander comprova algumas coisas que podem ser elencadas como: a importância do vídeo na divulgação e como produto; a importância de buscar novas plataformas e de usar a criatividade para fazer negócios com parcerias e inclusive na venda de conhecimento.

Vale lembrar que ele não deixou o Instagram de lado, na verdade o TikTok ajuda a ganhar visibilidade também na internet e outras redes sociais.

Leia também: Comece 2020 no R.U.M.O. certo – Conheça a atividade da ENF que vai ajudar você em seus negócios