Variedades 2 anos atrás | Diogo Amorim

O estúdio de fotografia do professor Elvio Luiz

Espaço em Recife dedica-se à publicidade e ao ensino da fotografia; em paralelo fotógrafo desenvolve projetos autorais

por Revista FHOX
Estúdio fica no centro de Recife Fotos: Elvio Luiz
Estúdio fica no centro de Recife

studio-1-web

Elvio Luiz é uma das referências no ensino da fotografia em Recife, quer como instrutor do Senac local, quer ministrando cursos e workshops em seu espaço, o Studio 865. Anualmente cerca de 700 a 1.000 pessoas se formam em fotografia na cidade.

O Studio 865 surgiu em 2005 quando Elvio Luiz trocou São Paulo por Recife. “Atendemos clientes comerciais na parte publicitária das mais diversas esferas, passando por contas do governo até empresas de construção civil, gastronômicas e shoppings. Em paralelo desenvolvemos cursos de formação continuada e workshops técnicos e estéticos, onde já trouxemos profissionais como Evandro Teixeira, Jorge Bispo, Tyto Neves, Nilton Medeiros entre outros”, conta. Seu estúdio está localizado no centro de Recife, próximo a faculdades e tem área construída de 380 metros quadrados.

Segundo ele, o mercado de fotografia publicitária vive um momento de crise em razão da transição de formatos de mídias. “As agências publicitárias de Recife vêm sofrendo um esmagamento por conta de novas tecnologias, onde as mesmas tentam se adaptar às novas necessidades dos clientes. Ainda existe uma pequena parcela de clientes que tem investido na publicidade, mas hoje isso representa menos de 50% do que já foi o mercado local, o que faz com que fotógrafos publicitários migrem para outras áreas da fotografia, tais como casamentos e eventos sociais.”

Elvio Luiz é formado em gestão de marketing. Na fotografia, seu batismo foi no Jornal do Comércio de Pernambuco. Em meados de 2000 se transferiu para o Rio de Janeiro para estudar fotografia com o fotógrafo publicitário Sebastião Barbosa, na sequência participou de programas de intercâmbios na França e Espanha. De volta ao Brasil estabeleceu residência em São Paulo para frequentar o curso Abril até retornar à capital pernambucana para abrir seu estúdio. Em paralelo desenvolve projetos autorais, como “Romeiros”, que traz uma série de retratos de personagens do imaginário das romarias do Juazeiro do Norte. Atualmente finaliza o livro “Gado Bravo – um olhar sobre o povo do Agreste”. Ainda integra o “Coletivo Latente”, grupo que desenvolve trabalhos de pesquisa e documentação fotográficas, sobre o aspecto social, arquitetônico e humano.

"Romeiros", de Elvio Luiz: série retrata romeiros de Juazeiro Elvio Luiz
“Romeiros”, de Elvio Luiz: série retrata romeiros de Juazeiro
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
"Romeiros"Elvio Luiz
“Romeiros”
studio-4-webElvio Luiz