Variedades 6 meses atrás | Thalita Monte Santo

Métricas apontam o vencedor do Oscar 2020 na categoria melhor fotografia

Site faz compilações e cria estatísticas com os indicados em diversas categorias do Oscar 2020

por Revista FHOX

As apostas já estão na mesa e as expectativas para saber quem leva a mais famosa estatueta do cinema são grandes. A cerimônia do Oscar 2020, que ocorre no próximo dia 9 de fevereiro, no palco do Dolby Theatre, em Hollywood, Los Angeles, será transmitida tanto por emissoras de televisão quanto pela internet. 

Este ano, as produções que competem na categoria de melhor direção de fotografia são: O Irlandês, Coringa, The Lighthouse (O Farol), 1917 e Era uma Vez em Hollywood. 

Melhor Fotografia

O Irlandês, do consagrado diretor Martin Scorsese, tem a direção de fotografia de Rodrigo Prieto, nome já indicado à categoria, em 2005, com o filme Brokeback Mountain.

Melhor Fotografia
O Irlandês – Netflix
Mas quem deve levar o Oscar de Melhor Fotografia este ano? 

Além dos importantes eventos que antecedem o Oscar, como o PGA (Associação de Produtores da América), o DGA (Associação de Diretores da América) e o Globo de Ouro, outro termômetro traz especulações dos possíveis vencedores da noite mais aguardada pelo cinema mundial: o Termômetro do Oscar. 

Melhor Fotografia
Cena do filme ‘1917’ – Divulgação

De acordo com as métricas do site, que contabiliza por semana as vitórias e nomeações em pré-premiações e as especulações de críticos e especialistas, o longa “1917”, de Sam Mendes, que também concorre a melhor diretor de filme, pode ser o vencedor de melhor fotografia. 

Leia também: Reserve um tempo para ver a mágica do cinema inserida no filme “1917”

O que realmente não é improvável. Inclusive, sites nacionais e internacionais já consideram o longa uma verdadeira aula de fotografia. Feitas para aparentar um único plano sequência, como Alejandro González Iñárritu fez em “Birdman”, as cenas fazem jus a todo o desempenho de Roger Deakins, o diretor de fotografia, também conhecido por trabalhar ao lado dos Irmãos Coen e Denis Villeneuve. 

Pode-se dizer que é justamente a fotografia de “1917” o seu grande triunfo entre outros dramas de guerra.  Além disso, o longa também traz todos os requisitos de um grande premiado: é baseado em fatos, tem uma direção de peso e consagrada (já que Mendes já ganhou o Oscar com Beleza Americana) e apuro técnico capaz de fascinar todos os tipos de cinéfilos.

And the Oscar Goes to…

Até agora, as estatísticas* do site para os favoritos na categoria seguem sendo:

  • 1917 – com 90%
  • Era Uma Vez em Hollywood – 50%
  • Coringa – 40%
  • O Irlandês – 10%
  • O Farol – 0%

*(Dados conferidos em 29/01)

Para acompanhar as métricas do termômetro do Oscar e também votar, clique aqui.