Variedades 2 meses atrás | Redação

Livros sobre fotografia para ler na quarentena (ou depois dela)

Resolvemos listar quatro livros que podem ser muito úteis para você neste momento. Ou até mesmo para entrar na sua lista de leituras quando toda essa turbulência passar

por Revista FHOX

O que você tem feito durante a quarentena? Muitos fotógrafos estão reorganizando suas agendas, finalizando trabalhos e pensando em novas maneiras para manter contato com seus clientes e até seguidores. Muito provavelmente você também pode estar aproveitando a pausa necessária para pôr estudos e busca por referências em dia. 

Pensando nisso, resolvemos listar quatro livros que podem ser muito úteis para você neste momento. Ou até mesmo para entrar na sua lista de leituras quando toda essa turbulência passar. Confira: 

Como ler uma fotografia – Richard Salkeld

livros

A obra apresenta uma clara introdução à análise visual da fotografia. Ao fazer uma abordagem histórica do desenvolvimento desse tipo de arte, Richard Salkeld nos oferece uma obra compreensível e lindamente ilustrada, resultante das reflexões que foram surgindo em torno das mais diversas imagens.

No trabalho (at Work) – Annie Leibovitz

livros

No livro, Annie conta sobre sua trajetória e seus principais projetos. Com uma narrativa intimista, como se você escutasse a voz da própria fotógrafa contando tudo, de maneira clara e muito pessoal, sua escrita dá espaço para a construção do retrato de Annie, assim como ela faz com os artistas que fotografou. O livro está inglês e infelizmente não possui tradução para o português. Recentemente ele também se esgotou nas livrarias do Brasil. Mas é possível achá-lo na amazon americana. 

Como criar uma fotografia – Mike Simmons

livros

Algumas fotografias não são simplesmente tiradas – elas são feitas, construídas deliberadamente por meio de um processo criativo em que a conceitualização e a internacionalidade do projeto são tão importantes quanto o conhecimento e o exercício fotográficos. 

Este livro é um manual prático que enfoca o processo de criação de uma fotografia ou uma série fotográfica desde as fases de planejamento e desenvolvimento até a realização e a difusão dos resultados obtidos. Ao adotar o processo criativo como fio condutor, o livro explora uma ampla variedade de práticas fotográficas – retratos, paisagens, naturezas-mortas e fotografias abstratas – e de técnicas específicas como a fotografia encenada e a fotomontagem. 

As explicações mais teóricas, apresentadas de maneira simples e clara, são acompanhadas de diversas obras fotográficas, e de exercícios práticos precisos. Trata-se de um guia prático e visual que nos introduz aos aspectos-chave da significação, da composição visual e das técnicas fotográficas, oferecendo-nos os conhecimentos necessários para decisões bem fundamentadas em um projeto de criação fotográfica.

Leia isso se quer tirar fotos incríveis de gente – Henry Carroll

livros

Sem clichês. Sem enrolação. Sem jargão profissional. Esta introdução simples e direta sobre como fotografar pessoas é a muito aguardada continuação do best-seller Leia isto se quer tirar fotos incríveis. Ideal para usuários de qualquer câmera com um conhecimento básico de alguns fundamentos da fotografia, este livro descreve as técnicas essenciais para fotografar pessoas, seja na rua, em casa ou em um estúdio. 

Recheado de imagens icônicas feitas por fotógrafos aclamados, este livro oferece inspiração e todo conhecimento técnico que você precisa para sair por aí e tirar ótimas fotos de amigos, familiares e de todo mundo. 50 mestres da fotografia, incluindo: Richard Avedon, William Klein, Cindy Sherman, Gary Winogrand, Richard Renaldi, William Eggleston, Sebastião Salgado, Henri Cartier-Bresson, August Sander, Joel Sternfeld.

Leia também: Filmes que todo fotógrafo precisa assistir

Conta pra gente o que você tem feito durante a quarentena. Queremos saber como a criatividade está te ajudando nesses tempos de crise por conta da Covid-19. Fique em casa e fique bem. E não deixe de acompanhar nosso conteúdo por aqui.