Variedades 3 anos atrás | Redação

Livro “Esperança” traz registro fotográfico dos asilos no Brasil

Projeto idealizado por Eurivaldo Bezerra conscientiza sobre a situação dos idosos no país

por Revista FHOX

esperança1

O livro de fotografias “Esperança”, de autoria do fotógrafo Eurivaldo Neves Bezerra, traz um tocante registro da situação de abandono de idosos em asilos no Rio de Janeiro. A obra acaba de ser lançada com apoio do arquiteto carioca Miguel Pinto Guimarães, e traz retratos de senhores e senhoras que foram esquecidos por suas famílias em casas de repouso.

O fotógrafo propõe questionamentos, como: “Estamos preparados para envelhecer? Como devemos agir? Como transformar essa realidade em algo melhor?

esperança3

Estatísticas indicam que em 30 anos o Brasil será uma nação de mais de 64 milhões de idosos, com mais de 30% da população acima dos 60 anos. O fato é que ainda não estamos preparados para lidar com isso. O ensaio de Eurivaldo retrata de forma sensível essa falta de preparo e atenção para cuidar dos idosos.

O livro “Esperança” surge para mostrar que podemos fazer diferente”. É uma tentativa de propor uma realidade mais carinhosa, mais unida.  A obra também aponta saídas como projetos que incentivam as visitas de escolas aos asilos, mostrando que a convivência entre crianças e idosos é benéfica para as duas faixas etárias.

esperança2

Para saber mais sobre o projeto “Esperança”, basta acessar o site.