Variedades 3 meses atrás | Flávio A. Priori

Fotógrafo une lente centenária da Kodak em câmera Sony atual

Peça faz parte de câmera comercializada no começo do século XX, popular entre soldados da Primeira Guerra.

por Revista FHOX

O fotógrafo francês Mathieu Stern possui um canal no Youtube no qual gosta de brincar com tipos diferentes de lentes e outras formas menos convencionais para registrar fotos e vídeo. Inclusive, não é a primeira vez que ele aparece aqui nas páginas da FHOX por conta disso. Em sua publicação mais recente ele fez um experimento interessante: ele obteve uma lente centenária da Kodak e a acoplou em uma Sony A7III.

Kodak

A lente foi retirada de uma Kodak Vest Pocket, modelo do começo fabricado entre 1912 a 1926. Foi muito popular entre os soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Sua fama entre as tropas era tamanha que ficou conhecida como “Soldier’s Kodak” – nome esse que foi usado inclusive nas propagandas do aparelho.

Para testar o experimento, Stern foi até a cidade de Viena, na Áustria, aonde captou imagens em vários pontos turísticos, como o zoológico e museus. Contrariando qualquer expectativa negativa, o resultado obtido pelo francês foi admirável. As velhas lentes, mesmo com mais de 100 anos nas costas, deram conta do recado, aplicando um clima bastante interessante ao resultado final ao qual o fotógrafo alcançou.

 

Em seu site pessoal, Stern têm uma coleção de lentes e experimentos com todas elas. Vale uma conferida pela curiosidade.