Variedades 3 anos atrás | Redação

Getty Images revela as tendências visuais para 2017

Os conceitos indicam rumos que influenciarão o design, a publicidade e a comunicação de marcas, além da linguagem social e cultural dos consumidores ao longo do ano

por Revista FHOX

A Getty Images revelou as tendências visuais que vão impactar os próximos meses. Os seis temas identificados pelo time de antropólogos visuais e diretores de arte foram escolhidos com base em extensas pesquisas e no acesso único da empresa às imagens nas áreas de publicidade, cultura pop e mudanças de comportamento de consumidores e da sociedade no mundo todo, potencializado pela análise dos 400 milhões de downloads feitos no site da empresa anualmente.

As tendências informam, inspiram e influenciam diretores de arte, editores e artistas ao redor do mundo em indústrias criativas, desde jornalismo a publicidade e propaganda. As previsões anteriores da Getty Images anteciparam movimentos visuais de gênero, consciência social, design, tecnologia, viagens e muito mais.

getty-tendencias-2Getty Images
Segundo a Getty Images, 2017 será pautado por:
  1. Virtualidade

A tecnologia amplia o tamanho do nosso mundo, expande nossos sentidos e nos permite mover além das imagens bidimensionais, para entrar nos visuais que nos cercam e nos quais imergimos.
Tecnologia e imaginação estão convergindo a um ápice que vai elevar o poder do storytelling a um nível infinito. Com realidade virtual, marcas podem efetivamente nos introduzir na história, desenvolver experiências altamente emocionais e estender a conexão do consumidor com uma marca para além de seus produtos e serviços.

  1. Audácia feminina

Há uma nova mulher em cena, e nós a vimos emergir de uma confluência de outras tendências identificadas nos últimos cinco anos. Ela está destruindo convenções e derrubando muros, mais preocupada com o que ela pode fazer do que com suas aparências – forte, obstinada, extremamente focada e sem medo de colocar a mão na massa.

  1. Sem filtro

Marcas desafiadoras estão adotando estéticas do fotojornalismo para se conectar a consumidores mais jovens e trazer um viés espontâneo ao storytelling. A tendência das imagens sem filtro é uma antítese à propaganda polida, ilustrando um novo caminho da fotografia comercial em direção a uma estética mais documental. Trata-se de um método dinâmico de se fazer imagens, que se destaca e se faz visto pelos consumidores.

getty-tendencias-1Getty Images
  1. Explosão de cores

Cor não é mais um componente da imagem; virou sua estrela. Nossa crescente sofisticação visual nos permite usar matizes de forma a quebrar regras e adotar combinações não naturais. Essa explosão permite aos produtores de imagens se liberarem do uso tradicional da cor, ou de teorias de como as coisas deveriam aparentar, e permite com que ela conduza o design e domine a composição.

  1. Ingenuidade

Cada vez mais espertos, consumidores estão repelindo abordagens de curadoria excessiva, dos antigos formatos de mídias sociais, preferindo um toque solto e irreverente. As marcas também têm adotado essa ideia. Significa incorporar visuais espontâneos e brincalhões, às vezes até desconfortáveis. É a imagem que não é sempre uma expressão perfeita da missão da marca e tem um espírito não convencional, desajeitado: é momento de ser esquisito e inacabado.

  1. Vizinhança global

O crescimento da circulação de pessoas, mercadorias e informação pelo mundo tem tido um efeito transformador na sociedade e no potencial de mudar como nos enxergamos. A vizinhança global incorpora o estado de fluxo em que a cultura coletiva será menos sobre onde estamos e mais sobre o que acreditamos e com que nos conectamos. Imagens multiculturais e socialmente sem fronteiras serão mais prevalentes, conforme as marcas aprenderem a mudar e a responder às nossas cada vez mais complexas identidades enquanto consumidores.

getty-tendencias-3Getty Images
Saiba mais:

As tendências visuais da Getty Images fazem parte do guia criativo anual da empresa, o “Creative In Focus”, com análises profundas, a publicação destaca dados de pesquisa e ensaios que observam a normalização dos tabus, dos mitos e dos mal-entendidos da comunicação. Também ressalta talentosos produtores visuais no mundo e, em fenomenais composições fotográficas, vai aos bastidores da luta livre mongol e exibe a recriação do tradicional rodeio americano pela comunidade gay. Confira as tendências do “Creative In Focus” refletidas no Brasil.