Variedades 4 anos atrás | Redação

Fotógrafo cria projeto para valorizar cabelos crespos e cacheados de crianças

“Não gosto de nada forçado e procuro registrar o máximo de fotos espontâneas", diz o fotógrafo

por Revista FHOX

Para empoderar, incentivar e ajudar a fortalecer a autoestima de crianças negras e de cabelos crespos e cacheados, o fotógrafo baiano Gil Gusmão, 25, criou o Projeto Cabelo Crespo, onde ele fotografa e destaca a beleza dos fios dos pequenos.

projeto-cabelo-crespo-6Gil Gusmão

A ideia de realizar a série surgiu para mostrar que “a moda do cabelo esticado, com chapinha e escova, tem influenciado não só mulheres adultas, como também algumas crianças, que já crescem rejeitando o próprio cabelo crespo”, explica o fotógrafo.

Gusmão conta também que muitas mães o procuram e relatam que os filhos tem vergonha do cabelo e pedem para participar do projeto sempre que ele publica fotos de ensaios em sua conta do Facebook.

projeto-cabelo-crespo-5Gil Gusmão

A sutileza como as crianças são fotografadas é perceptível. Usando sempre luz natural, delicadeza e pureza conduzem os ensaios do fotógrafo.

Desde que começou o Projeto Cabelo Crespo, entre setembro e outubro de 2015, Gusmão já fotografou mais de 20 crianças e não pretende parar tão cedo. “O projeto é para isso, incentivar as crianças a nunca perderem suas origens e não se deixarem abater por ninguém por causa de sua cor, cabelo e religião”, diz.

projeto-cabelo-crespo-4Gil Gusmão

O reconhecimento pelo seu trabalho veio em outubro de 2016, quando ele foi convidado pela presidente da Divine Académie, Divani Pavesi, a participar de uma publicação do livro internacional BRÉSILIENS – O Brasil Visto pelos Brasileiros, que foi lançado em Paris e reúne fotografias de grandes fotógrafos brasileiros.

projeto-cabelo-crespo-3Gil Gusmão

Especializado em fotografia infantil, gestante e famílias, Gusmão relata que a beleza está nas coisas simples e que, para captar isso, procura conhecer primeiro quem vai fotografar, deixando as pessoas sempre bem à vontade.

“Não gosto de nada forçado e procuro registrar o máximo de fotos espontâneas, onde mostra a naturalidade e as emoções verdadeiras da pessoa”, finaliza.

projeto-cabelo-crespo-2Gil Gusmão

Para acompanhar mais do trabalho de Gil Gusmão:
Instagram: @gilgusmaofotografias
Facebook: Gil Gusmão Fotografias
Site oficial: www.gilgusmaofotografias.com

Thalita Monte Santo, especial para a FHOX.

projeto-cabelo-crespo-1Gil Gusmão