Variedades 3 anos atrás | Colaboradores

Fotografia de 15 anos, precisamos falar disso!

Vocês já pararam para pensar na versatilidade dessas fotos de 15 anos?

por Revista FHOX

Sou Carina Silva, gaúcha, formada em jornalismo e fotógrafa de debutantes e adolescentes. Gostaria de lhes apresentar o meu trabalho e falar um pouco mais sobre esse mercado imenso, porém carente de espaço e “conversa” a respeito em congressos e encontros fotográficos. Como sou apaixonada por essa área vivo procurando materiais e palestras à respeito e o resultado é sempre muito pobre. São raras às vezes que vemos palestras sobre 15 anos, sendo que todo fotógrafo brasileiro já fotografou e/ou fotografa esse tipo de evento e de ensaio.

Carina-Silva-9Carina Silva

Eu vivo, basicamente, de fotografar debutantes e seus eventos, com um ou outro casamento durante o ano. Uma coisa eu posso afirmar: festas de 15 anos vêm se tornando maiores e mais luxuosas e cada vez mais se investe nos ensaios correspondentes. Então, por que eu não vejo esse tipo de fotografia sendo debatido?

O ensaio de uma debutante é um momento especial, tanto para ela quanto para a sua família, que geralmente costuma acompanhar a menina no dia. É um ensaio feminino com um toque de ensaio familiar? Talvez, já que muitas vezes a família acaba participando e fazendo algumas fotos junto.

Carina-Silva-13Carina Silva

Também é um ensaio feminino, claro, porém com algumas diferenças já que você não pode dirigir a modelo como uma mulher adulta, mas passa longe de tratá-la como uma criança. No caso de adolescentes a linguagem é completamente diferente e você precisa estar por dentro de todas as novidades que envolvem o seu mundo para conseguir criar uma conexão e saber das tendências. Caso contrário você será só mais uma “tiazona” ou “tiozão” que não sabe de nada. Olha só que interessante, em pouco de conversa aqui e já consegui enxergar dois tipos de fotografia dentro de um único ensaio.

Vocês já pararam para pensar na versatilidade dessas fotos de 15 anos? O ensaio pode ser temático, por exemplo, aí você e a debutante podem pirar em fotos anos 20, sereia na praia, elfa das florestas, roqueira no pub ou o que vier na mente dela. Pode ser algo extremamente clássico como salto alto e vestidinho atravessando a faixa de segurança ou algo mega artístico e diferente. No momento percebo que tá super em alta fazer a blogueira de moda com looks despojados em lugares simples como cafés e fachadas de casas. Amanhã pode mudar e ser algo completamente diferente, isso é algo que AMO dentro desse universo.

Carina-Silva-5Carina Silva

E a festa? Pode até ter nascido dentro de uma ideia ridícula de apresentar a menina para a sociedade e conseguir bons dotes por suas filhas, mas hoje em dia se trata única e exclusivamente de amor familiar e diversão. As festas vem se tornando eventos maiores do que muitos casamentos que já fotografei, com orçamentos gigantescos e cerimoniais lindos e delicados.

Existe prova de vestido, dia da debutante ensaio pré-festa e um evento lindo com toda a família e melhores amigos. Costumo dizer que a festa de 15 anos é quase como se fosse um casamento de tão grandiosa e planejada, só que sem o noivo. É um evento que conta com muita emoção envolvida e até hoje não voltei pra casa sem foto de mãe ou pai chorando. Novamente: por que não estamos falando a respeito disso nos nossos encontros fotográficos?

Então vamos falar a respeito, vamos debater sobre esse tipo de fotografia familiar. Eu estou louca por isso. E vocês?

Carina Silva para a FHOX