Variedades 5 meses atrás | Thalita Monte Santo

Fotografando com as crianças na quarentena

Separamos seis atividades que podem ser encaradas como um jogo ou desafios

por Revista FHOX

As crianças estão em casa e cheias de energia. Por conta da pandemia, não podem sair ou brincar com os amiguinhos. Então, que tal aproveitar o tempo com elas e praticar fotografia? Dizem que filho de peixe, peixinho é, não é mesmo?

A fotografia para crianças tem muitas semelhanças com a fotografia para adultos. Você precisa pensar em câmeras e distâncias focais e em como segurar e usar o kit corretamente, mas a diferença é que as crianças não ficam presas a todo o dogma que os adultos fazem. 

Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com

Quando se trata de fotografia para crianças, trata-se menos de obedecer a todas as regras e mais de correr, explorar e, acima de tudo, aproveitar a experiência de tirar fotos. Podemos aprender muito com isso! 

Assim como ajudar uma criança quando ela pega um pincel pela primeira vez, um pouco de estrutura e orientação podem ajudá-la a aproveitar muito mais a experiência. Para isso, não necessariamente você precisará entregar uma câmera profissional na mão da criança. Um simples celular com câmera já basta. 

Pensando nisso, separamos seis atividades que podem ser encaradas como um jogo ou desafios. Confira: 

De A a Z

Desafie as crianças a fotografar algo com as específicas do alfabeto. Você pode escrever todas as letras em pedacinhos de papel e depois sortear cada uma. Ao final, 

Desafio do arco-íris

Quais são as cores que predominam em sua casa? Há muito verde, amarelo ou azul? Que tal então sugerir para as crianças fotos que tenham elementos coloridos? Ou coisas que tenham as cores preferidas de cada uma?

Fotografando o mascote da casa

Como será que os pequenos podem retratar os animaizinhos? Incentive-os a registrar os melhores ângulos do seu pet. Peça para que eles tirem fotos que mostrem a visão de mundo do cão ou gato. 

Detalhes e objetos

Encontre uma maneira criativa de fotografar, por exemplo, todas as maçanetas das portas da casa. Ou talvez uma pilha de livros na estante. Não há limite para a criatividade. 

Caça ao tesouro

Essa é uma das melhores maneiras de ocupar crianças (e adultos também!), principalmente quando você está isolado em casa. Assim como você organizaria uma caçada regular, compile uma lista de coisas específicas em torno da casa ou dentro e encarregue seus filhos de encontrar todos eles e tirar uma foto de cada um. Você também pode misturar as coisas escondendo objetos ou itens específicos – de brinquedos a ovos de Páscoa -, o que incentivará os pequenos a procurar e pesquisar um pouco mais.

Controle criativo

Muitas câmeras possuem modos de cores criativos e até filtros completos; no mínimo, você deve ter a opção de fotografar em preto e branco. Incentive as crianças então a fazer uma série de fotos monocromáticas ou imagens artísticas. Eles vão adorar brincar com os efeitos incomuns que lhes permitem ver o mundo com novos olhos.

Depois de tudo isso, sente com eles e juntos façam uma curadoria. Monte uma galeria em uma rede social e diga aos pequenos que vocês criaram uma exposição virtual com todas as obras feitas no dia. Futuramente, você ainda pode criar um álbum ou fotolivro só com as imagens dos pequenos fotógrafos e guardar como uma bela recordação.