Variedades 1 ano atrás | Regina Sinibaldi

“A força do tempo – Histórias de um repórter fotográfico brasileiro”

Ricardo Chaves, o Kadão, lança livro em Porto Alegre

por Revista FHOX
Kadão, ontem e hojeArquivo pessoal
Kadão, ontem e hoje
_KAD3861-webRicardo Chaves

Poucos profissionais do fotojornalismo no Brasil conseguem ter em suas biografias duas características que marcam a biografia do porto-alegrense Ricardo Chaves, o Kadão: participar ativamente da História que se desenrola em frente à sua câmera fotográfica e deixar que essa História invada sua vida através da paixão, das amizades criadas na correria do jornalismo e nas experiências que acabam também por fazer parte dessa mesma História. Nesse sentido, a força do tempo foi aliada de Kadão, lhe dando a oportunidade de viver o contemporâneo de sua cidade Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Mundo ao longo de mais de 40 anos. O repórter fotográfico atuante pôde percorrer todos esses ambientes fotografando líderes mundiais, nacionais e locais; momentos políticos marcantes; eventos esportivos de diferentes níveis; personalidades e pessoas comuns; o cotidiano dos locais onde trabalhou e morou.

Segundo o jornalista, curador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Júnior, Ricardo Chaves é da época em que o fotojornalismo assumiu definitivamente sua condição de trazer em cada imagem informações que, de alguma forma, impactassem o leitor. “Ele soube fazer isso com maestria e pontuou sua presença na imprensa brasileira com imagens que ajudam a contar a história recente do Brasil.” É essa trajetória que se justificou na produção deste livro-documento “A força do tempo – Histórias de um repórter fotográfico brasileiro”, no qual imagem e texto se completam, ajudando a contextualizar cada flagrante reproduzido ou fotografado pelo autor.

Ilustrado com centenas de imagens, a obra tem produção da Quati Produções Editoriais, sob selo da Libretos Editora, com financiamento do Fumproarte, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A edição é de Pedro Haase Filho e o design gráfico de Clô Barcellos.

Serviço

Para adquirir o livro, entre em contato com a Editora Libretos, Rua Peri Machado, 222B/707, Porto Alegre, tel. (51) 3233-3804, libretos.editora

Copy-of-relogio155-web

moscou216-webRicardo Chaves
papa-cocar158-webRicardo Chaves

Ricardo Chaves