Variedades 6 meses atrás | Thalita Monte Santo

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir

Separamos uma lista com 10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir ao longo de sua carreira, seja para conhecer o trabalho de grandes diretores, se inspirar ou até mesmo aproveitar um dia de folga

por Revista FHOX

Inspirações, referências e bagagem para belos debates entre amigos. Os filmes podem ser muito mais do que entretenimento para na vida de um fotógrafo, sabía? Com eles, passamos a enxergar novas possibilidades de imagens, nossa criatividade fica mais aguçada e não faltam ideias para trabalhar.

Além das leituras e vídeos sobre técnicas, câmeras e lançamentos, é muito importante que o profissional da imagem tenha como base filmes clássicos do cinema. Aqueles que, de alguma maneira, vão auxiliar na hora de compor ensaios, trabalhos e portfólios.

Pensando nisso, nós da FHOX, separamos uma lista com 10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir ao longo de sua carreira. Seja para conhecer o trabalho de grandes diretores de fotografia, se inspirar ou até mesmo aproveitar um dia de folga e se distrair. Com certeza algum destes filmes vai entrar na sua lista de favoritos.

1 – Moonrise Kingdom

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

Os créditos da belíssima cinematografia do filme, uma das mais famosas do cinema atual, ficam para Robert Yeoman, que soube equilibrar as cores pastéis com paisagens e ângulos totalmente simétricos em planos longos. O filme conta a história de um jovem casal que se apaixona e um dia decide fugir. Com isso, eles acabam deixando as pessoas da cidade onde moram preocupadas. Durante a trama, os personagens principais vivem um romance inocente de criança e segredos são revelados, apontando o quanto cada um possui problemas familiares.

2 – Janela Indiscreta

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

É um dos maiores clássico do cinema, dirigido por Alfred Hitchcock, com fotografia de Robert Burks. O filme é um suspense policial, onde um fotógrafo, que teve sua perna quebrada em um acidente, está impossibilitado de trabalhar e começa a observar seus vizinhos pela janela usando uma lente teleobjetiva. Com isso, ele passa a desconfiar que um deles mata a própria esposa e desaparece com o corpo.

3 –  O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

Com a direção de Jean-Pierre Jeunet e a fotografia de Bruno Delbonnel, o filme é uma das obras mais admiradas no mundo todo por conta da sua composição. Além de uma história fascinante, onde uma jovem do interior se muda para Paris. Sonhadora e com uma perspectiva única sobre a vida e o amor, ela encontra uma caixinha que acaba mudando todo o percurso da sua vida.

4- Kodachrome

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

A história, que é baseada em um artigo de A.G. Sulzberger, publicado no The New York Times em 2010, apresenta conflitos de Matt Ryder (Jason Sudeikis), que acompanha o pai, o famoso fotojornalista Benjamin Ryder (Ed Harris), com câncer em fase terminal, em uma viagem para Parsons, no Kansas. Leia mais aqui.

5 – Fabricando paisagens

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

Um filme que traz bastante inspiração. Onde o fotógrafo canadense Edward Burtynsky viaja o mundo documentando os efeitos da indústria na paisagem. Além disso, em suas imagens, ele mostra como as pessoas interagem com as novas perspectivas. O trabalho de Burtynsky é fascinante e informativo. Sua técnica e composição são ótimas fontes para referências.

6- Annie Leibovitz – A vida através das lentes

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

Apresentando um olhar sobre uma das fotógrafas mais significativas do século, Annie Leibovitz, o documentário é uma verdadeira obra de arte. Mostrando desde o início de sua carreira na Rolling Stone, até seu último trabalho na Vogue, a obra apresenta diversos insights sobre o processo fotográfico de Annie.

7 – Nascidos em Bordéis

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

O documentário, dirigido por Zana Briski e Ross Kauffman, conta a história de um grupo de crianças que têm a oportunidade de fotografar com uma simples câmera automática de filme. Os resultados das imagens são incríveis. Ao mesmo tempo, a vida das pequenas é retratada no vídeo. Elas, que são obrigadas a viver em circunstâncias precárias, têm muita personalidade e muitas histórias para contar.

8 – Fotógrafo de Guerra

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

É um documentário que apresenta as motivações, os medos e o cotidiano de um renomado fotógrafo de guerra, John Nachtwey e precisa estar na lista de 10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir. Seus trabalhos giram em torno desde os combates, até questões sociais como miséria e violência. Vale a pena conferir.

9 – O Sal da Terra

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

O filme “O Sal da Terra” é um documentário de longa-metragem, que conta a história de Sebastião Salgado, um dos mais importantes fotógrafos do mundo. Foi lançado no Brasil em março de 2015. Tem a direção do alemão Wim Wenders e co-direção do brasileiro Juliano Ribeiro Salgado, direção de fotografia de Juliano Ribeiro Salgado e Hugo Barbier. O filme conta a trajetória de Salgado desde os seus primeiros trabalhos fotográficos, em Serra Pelada, passando pelo registro da miséria na África e no Nordeste, até sua primeira obra: “Gênesis”.

10 – A fotografia oculta de Vivian Maier” (Finding Vivian Maier)

10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir | FHOX

Mais um para a lista de documentários. Lançado nos Estados Unidos em março de 2014, é dirigido, produzido e roteirizado pelos americanos John Maloof e Charlie Siskel. Traz a história de uma caixa repleta de negativos adquirida por John Maloof em um leilão. Os negativos eram de ninguém mais que  Vivian Maier. Eles, ao serem analisados, revelaram uma fotógrafa solitária, criativa e que não recebeu reconhecimento em vida, sendo reconhecida apenas após o filme de Maloof.

Gostou da nossa lista de 10 filmes que todo fotógrafo precisa assistir? Tem algum outro filme para indicar? Nós queremos saber!