Participe do SIM. Semana do Imaginário Materno!

FHOXPLAY: João Paulo Krajewski abre com louvor a temporada de Além da Câmera

João Paulo Krajewski ‘inaugurou’ a websérie Além da Câmera, que foi ao ar hoje, 23 de julho, às 19h no Canal FHOXPLAY. A produção é uma parceria entre FHOX e Canon e no primeiro episódio o fotógrafo apresentou uma Amazônia repleta de aventuras e descobertas. 

Leia mais em: Além da Câmera – Em parceria com a Canon, FHOX lança sua primeira websérie 

Para ele, participar das gravações da websérie foi uma grande oportunidade para conhecer ainda mais os equipamentos da marca. O biólogo participa ainda de mais um episódio, onde registrou o fascinante fenômeno da Aurora Boreal na Noruega, que vai ao ar no dia 13 de agosto.

Fhoxplay

“Com o apoio da Canon eu consegui levar uma câmera ME20F-SH, que é uma câmera hipersensível, uma câmera fenomenal e relativamente pequena. Foi um dos primeiros vídeos em que se foi possível mostrar a Aurora Boreal em tempo real, porque geralmente é tudo feito em time lapse”, conta.  

Natural de Campinas, São Paulo, formou-se em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também fez mestrado e doutorado. Foi lá também que conheceu esposa e companheira de aventuras Roberta Bonaldo.

Após a publicação de um livro sobre o comportamento de peixes em Fernando de Noronha, Krajewski iniciou sua carreira como fotógrafo e cinegrafista da natureza. A partir daí, passou a se dedicar quase que exclusivamente à produção de imagens.

Fhoxplay

Desde 2008 ele produz, gravar e apresentar o quadro Domingão Aventura, do programa Domingão do Faustão. Nele, o fotógrafo viaja o mundo para contar histórias de animais e universos inexplorados da natureza.

A experiência de trabalhar com a natureza

Segundo o fotógrafo, trabalhar com registro da natureza é sinônimo de estar preparado para qualquer ocasião e saber que nem sempre as condições de sobrevivência serão as melhores.

“Às vezes passo por perrengues outras nem tanto. Já teve viagem que eu fui para o meio do mato ficar com uma tribo na Papua Ocidental, leste da Indonésia, e em 10 dias em perdi 8 kg. E uma viagem dessa é muito diferente de uma em que a gente vai pro gelo”, diz.

Sobre os equipamentos que usa para fazer seus registros, ele conta que cada lugar e situação necessitam de equipamentos diferentes.    

“Tem aquelas que pedem um equipamento mais cinematográfico e outras em que só é possível se locomover usando uma DSLR, uma lente muito leve. Geralmente, dependendo nem energia elétrica tem, a gente leva várias baterias carregadas”, diz. “Essa experiência minha é interessante não só por você conhecer várias partes do mundo e conhecer coisas bonitas e diferentes, mas também em como lidar com diversas situações”, explica.

Confira o primeiro episódio da websérie:

 

Thalita Monte Santo
É jornalista e integra a redação da Revista FHOX. Escreva para: thalita@fhox.com.br