Variedades 1 ano atrás | Thalita Monte Santo

Erik Johansson e sua manipulação para criar imagens incríveis

por Revista FHOX

Combinando fotografia e photoshop, o sueco Erik Johansson consegue criar belíssimas imagens surrealistas, algumas até com ilusão de ótica. Em um dos seus mais recentes trabalhos, o Full Moon Service (serviço da lua cheia), ele brinca com a mudança de fase da lua, feita por uma empresa especializada.

Para fazer as imagens, Johansson usou luminárias de papel arroz e levou duas modelos e uma van até um campo aberto em Götene, na Suécia. 

Quase todos os seus projetos seguem uma mesma linha de criação. Primeiro ele rascunha uma ideia no papel e depois parte para o processo de captura das imagens. 

Apesar de usar a manipulação como recurso, Johansson afirma que tenta se aproximar o mais perto possível do real em suas fotos. Os ambientes que o inspiram são aqueles que ele conhece: espaços abertos e selvagens, que ele recria em estúdio, utilizando sua imaginação.

Sua interação com a arte tem influência de sua avó, que era pintora, mas o sueco só começou a se aprofundar na fotografia aos 15 anos, quando ganhou sua primeira câmera digital. Foi aí que um mundo totalmente novo se abriu para ele.

Além de seu site profissional, o fotógrafo mantém um canal no Youtube, onde publica vídeos com todo o seu processo de criação.

Vale a pena conferir e conhecer mais sobre o seu trabalho: