Variedades 3 anos atrás | Diogo Amorim

Dois livros sobre fotografia newborn e casamento são lançados em Porto Alegre

por Revista FHOX
As irmãs Elisabete e Edinara Freitas Teixeira em noite de autógrafosFocare Studio
As irmãs Elisabete e Edinara Freitas Teixeira em noite de autógrafos

As irmãs Edinara e Elisabete de Freitas Teixeira, do Focare Studio, em Canoas (RS), lançaram duas obras que contribuem para os segmento fotografia newborn e casamento.

Em “Cultura Newborn: A pequena infância na cultura do consumo e da performatividade”, de Edinara, é analisada a nova roupagem que prática de fotografar recém-nascidos assume neste início de século. Segundo a autora, cria-se uma nova versão do álbum de família, o newborn. Essas fotografias tornaram-se objeto de desejo para muitas pessoas, tornando-se obrigatórias nas histórias das famílias. Dessa maneira surge a cultura newborn, a qual produz, além de acessórios fotográficos, representações de fotógrafo, de mãe, de bebê.

Edinara baseia-se no fato de a cultura newborn estar alinhada com a cultura do consumo e da performatividade, compreendidos como sintomas da pós-modernidade. Tais sintomas se manifestam em um panorama cultural marcado por valores como o culto à visibilidade, o culto à felicidade, a efemeridade, o presenteísmo, a espetacularização, a comodificação dos sujeitos, entre outros.

O livro de Elisabete, “Do Ritual ao Espetáculo: Casamento na Cultura da Imagem”, traça um caminho investigativo que integra pesquisas, discussões e coleta de imagens que notoriamente contemplam as formas de representação dos rituais de casamento entre os jovens contemporâneos. Atos construídos, que comumente, por meio desses eventos sociais, expostos e publicizados em redes sociais, acabam enaltecendo e espetacularizando a imagem de si, enquanto o sentido real do ritual se esvazia. A obra reúne teoria e práticas sociais por intermédio de análises de imagens e é um convite à leitura para pesquisadores e educadores.

O lançamento dos dois títulos, da Editora Prismas, aconteceu em 31 de agosto, na Livraria Cultura de Porto Alegre, e levou muitos profissionais da fotografia gaúcha.

 

edinara_teixeiraRep.

“Cultura Newborn: A pequena infância na cultura do consumo e da performatividade”, de Edinara de Freitas Teixeira

Preço: R$ 66,00

ISBN: 978-85-5507-364-9

Páginas: 250

Apresentação: brochura

Formato: 14,8 por 21 cm

elisabete_teixeiraRep.

 

“Do Ritual ao Espetáculo: Casamento na Cultura da Imagem”, de Elisabete de Freitas Teixeira

Preço: R$ 60,00

ISBN: 978-85-5507-181-2

Páginas: 205

Apresentação: brochura

Formato: 14,8 por 21 cm