Variedades 2 meses atrás | Thalita Monte Santo

Dia de Rock: quem são os fotógrafos por trás de algumas capas icônicas

Separamos oito capas de álbuns icônicos e resumimos a história por trás das imagens para te mostrar que fotografia e música têm tudo a ver

por Revista FHOX

Dia 13 de julho é considerado, mundialmente, o Dia do Rock. E a história por trás da data é bastante significativa. Em 13 de julho de 1985 aconteceu o “Live Aid”, um show simultâneo em Londres e na Filadélfia, com o objetivo de mostrar ao mundo o que acontecia na Etiópia e a miséria no continente africano. O evento, organizado pelo Bob Geldof, contou com a presença de diversos artistas internacionais.

Em 2005, 20 anos depois, Geldof organizou uma nova edição: o “Live 8”. A partir daí 13 de julho passou a ser considerado como Dia Mundial do Rock.

Mas desde que o mundo é mundo, rock é rock e fotografia é fotografia, diversos álbuns lendários foram lançados. Alguns, além das músicas (é claro), chamam a atenção por conta de suas capas históricas feitas por grandes fotógrafos. Por isso, além de te indicar alguns discos, hoje nós vamos te contar um pouquinho do que rolou por trás de cada foto.  

London Calling

Considerada uma das fotografias mais emblemáticas do punk e a melhor foto da história do rock de todos os tempos pela revista britânica Q, a fotografia que estampa London Calling, da Banda The Clash, foi feita por Pennie Smith. Nela, Paul Simonon aparece  batendo seu baixo contra o palco do Palladium, Nova York, no dia 21 de setembro de 1979. Ela foi utilizada na capa do álbum, lançado em 1979, em homenagem ao design do primeiro álbum de Elvis Presley, lançado em 1956.               

Abbey Road

O registro foi feito pelo fotógrafo Iain MacMillan, que era amigo de John Lennon e Yoko Ono. Ele subiu em uma escada, com de cerca de 10 metros, que foi colocada bem no meio da Abbey Road e tirou seis fotos dos Beatles atravessando a famosa rua. No dia da sessão de fotos um policial foi contratado para controlar o tráfego.

Is This It

A foto da capa do primeiro álbum de estúdio de The Strokes, Is This it, ficou famosa pelo teor sensual da imagem. O autor foi Colin Lane, que fotografou sua namorada na época. A imagem foi feita de forma espontânea, enquanto a namorada de Colin saia nua do banho. E só pediu que ela vestisse as luvas de couro. Em 2007 foi a capa foi eleita como a quinta melhor da história da música, pelo site americano Gigwise.

Nevermind

No mesmo ano em que Is This it foi considerada a quinta melhor capa da história da música pelo site americano Gigwise, Nevermind foi eleita a campeã da categoria, ficando em primeiro lugar. A foto foi tirada por Kirk Weddle em uma escola de natação na cidade de Pasadena, Califórnia e virou referência no mundo da música na década de 1990. Vários bebês foram fotografados, mas Spencer Elden foi o escolhido.

Horses

Robert Mapplethorpe é o fotógrafo por trás da capa do álbum Horses, o primeiro álbum de Patti Smith. Eles, que chegaram a namorar e a viver juntos em Nova Iorque, possuem uma história de muito afeto. A imagem, em preto e branco, foi feita numa sessão informal, na casa de um amigo dos dois, em Greenwich Village.

Ummagumma

O quarto álbum de estúdio da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd foi fotografado por Storm Thorgerson, amigo de infância dos integrantes. O fotógrafo também teve participações na construção outras capas, como Animals, Wish You Were Here e The Dark Side of the Moon, uma das mais famosas da banda.  

Pearl

Barry Feinstein é o autor de famosa capa de Pearl, de Janis Joplin. Foi ele quem realizou a última sessão de fotos da cantora, um dia antes de sua morte. O fotógrafo também ficou conhecido por registrar George Harrison rodeado de gnomos para seu disco solo, após a separação dos Beatles.

Para fechar, uma capa que também pode ser considerada para esta sexta-feira 13.

Black Sabbath

O álbum homônimo de estréia da banda foi fotografado por Keith MacMillan, também conhecido como Marcus Keef. Aterrorizante para alguns, o disco coincidentemente (ou não) teve sua estréia no dia 13 de fevereiro de 1970 (sim, em uma sexta-feira).

Curtiu a nossa lista? Tem alguma outra indicação? Nós queremos saber! Não deixe de compartilhar este post com seus amigos e aproveite para ler outras matérias em nosso site.