Variedades 2 anos atrás | Thalita Monte Santo

David Lynch e seu trabalho artístico de nu feminino

“A variedade infinita do corpo humano é fascinante: é maravilhoso e mágico ver quão diferentes as mulheres são”

por Revista FHOX

Que David Lynch é um dos grandes nomes do cinema, isso todo mundo sabe. Mas o que poucos imaginam é que o diretor de Twin Peaks e Cidade dos Sonhos, além de fotógrafo é um grande fã de nus artísticos.

E entre seus mais recentes trabalhos está o lançamento do livro David Lynch, Nudes, onde ele apresenta mais de uma centena de fotos de corpos despidos, em formas únicas e, até mesmo, performáticas.

David Lynch

O livro traz imagens de uma coleção inteira de fotos tiradas por Lynch, que exploram a forma feminina com sua marca registrada: o olhar alienígena.

“Gosto de fotografar mulheres nuas”, disse o diretor em uma entrevista coletiva. “A variedade infinita do corpo humano é fascinante: é maravilhoso e mágico ver quão diferentes as mulheres são”.

Leia também: Tudo sobre a nova temporada do Arte na Fotografia

O contato de David Lynch com a fotografia

A aproximação do diretor com a fotografia se deu quando ele fez Eraserhead, seu primeiro longa-metragem, em 1977. Antes disso, ele apenas  pintava e esculpia, artes que praticava desde que era garoto.

Sua abordagem sobre as mulheres em Nudes parece similar a  de quando ele fotografou algumas fábricas no documentário Lynch (One), buscando por maneiras únicas de usar a escuridão para transformar a forma dos objetos.

David Lynch

Boa parte das imagens no livro são quase que irreconhecíveis como formas humanas, enquanto outras destacam perspectivas e ângulos que, certamente, seriam denunciados em redes sociais se fossem publicados.

Nas mãos de Lynch, a visão, às vezes grotesca, do corpo parece natural e, como ele diz, maravilhosa. Confira:

David Lynch David Lynch David Lynch David Lynch David Lynch David Lynch

O que você achou sobre o trabalho do fotógrafo? Conta pra gente, nós queremos saber! Tem algum fotógrafo bacana para nos indicar? Não esqueça de compartilhar esse link com seus amigos. E aproveite para ler outra matérias em nosso site. Acompanhe também nossas redes sociais!

FHOX, tudo sobre fotografia.