Variedades 3 anos atrás | Regina Sinibaldi

Da agricultura para a fotografia

Conheça a história do agricultor que venceu a seca com uma câmera

por Revista FHOX

Laercio Souza caminha para dois anos como integrante da equipe de fotógrafos do Studio C, em Garanhuns (PE). Sua vida mudou muito nos últimos oito anos como ele gosta de contar. Morador em um sítio em Bom Conselho, no Agreste Pernambucano, ele sustentava a família trabalhando na terra até que, em 2011, a região foi atingida por uma forte seca, dizimando lavouras e rebanhos.

Diante do quadro desolador e sem perspectivas, ele resolveu “procurar” a fotografia como fonte. Na bagagem, tinha a experiência de fotografar as partidas de futebol em sítios vizinhos, aos domingos. “Fui procurando pela região fotos antigas para restaurar e ampliar no Studio C.” Era uma renda extra que ajudava no orçamento familiar e o impulsionou a comprar uma câmera com mais recursos. “Vendi umas novilhas, único meio de fazer dinheiro, e muitos me chamaram de louco ao trocar animais por uma câmera”, lembra.

Mais bem equipado, logo passou a cobrir cavalgadas, festas noturnas, até que o contrataram para fotografar um noivado. Contente com a tarefa, ele também ficou triste quando os noivos comunicaram que para o casamento já tinham contratado o Studio C, mas que era para se sentir convidado ao evento.

E lá foi ele para observar a maneira de um fotógrafo de casamento em ação. Não sabia que o profissional com quem tinha trocado conversa técnica era Hélder Carvalho, o dono do Studio C. “Naquela noite ele me deu uma atenção que ninguém havia me dado antes; deixou seu contato e pediu que o procurasse. Quando vi o cartão, disse a ele que se eu soubesse quem ele era, jamais teria me aproximado pelo seu status.”

No ano passado, a fotografia de Souza mereceu destaque na imprensa local. E Souza segue na profissão estudando diariamente, pois ele sabe que é como lidar com a terra onde não existe descanso, nem de fim de semana.

Studio C
Souza: seca mudou sua profissão
Vista de Bom Conselho onde Souza vive

 

Laercio Souza
Fotografia de gestante integra seu portfólio
Rep.
“A Gazeta” trouxe reportagem em 2017 sobre a trajetória do ex-agricultor