Variedades 12 meses atrás | Redação

Algumas curiosidades da fotografia que você vai gostar de saber!

Se você gosta de fotografia, vai gostar também de saber algumas curiosidades sobre ela e seu mundo vasto. 

por Revista FHOX

Abaixo algumas curiosidades sobre a Fotografia.

1- Por que o dia 19 de agosto é o dia da fotografia?
Esse dia foi escolhido quando a Academia Francesa de Ciências reconheceu mundialmente a invenção de Louis Daguerre em 1839, o daguerreótipo (o antecessor da câmera). No Brasil, costumamos comemorar essa data no dia 8 de janeiro, e apelidamos de dia nacional da fotografia ou dia do fotógrafo, pois foi a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

É comum algumas pessoas pensarem que uma data se refere ao Dia do Fotógrafo e a outra ao Dia da Fotografia. Porém, não existe no Brasil essa separação e a data de 8 de janeiro é utilizada para celebrar ambos os casos, sendo o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. A comemoração internacional, no entanto, não faz referência ao Dia do Fotógrafo, mas apenas ao Dia Mundial da Fotografia. Em inglês existe apenas a definição World Photography Day e em francês Journée Mondiale de la Photographie.

2- O que significa fotografia?
A palavra grega é formada a partir da junção de dois elementos: phos ou photo, que significa “luz”, egraphein, que quer dizer “marcar”, “desenhar” ou “registrar”.

Fotografia é uma palavra que significa “desenhar com luz e contraste” ou simplesmente “escrever com a luz”.

3- Qual foi a primeira fotografia do mundo?
A primeira fotografia foi tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826, e demorou cerca de 8 horas de exposição solar para ser realizada. A foto foi tirada através da janela da casa de Joseph e ficou conhecida como “Point de Vue Du Gras”.

Joseph Nicéphore Niépce
Primeira foto por Joseph Nicéphore Niépce.

4- Qual a maior câmera do mundo?
A maior câmera fotográfica do mundo foi construída em 1900, nos Estados Unidos. Foi batizada de Mammoth Camera (câmera mamute), inventada por George Raymond Lawrence, construída por J. A. Anderson. Na época custava 5.000 dólares, pesava 640 kg e precisava de 15 homens para mover e operá-la. O intuito dela era fotografar em grande plano o comboio estrela da Chigago & Alton Railway.

Maior câmera do mundo
A maior câmera do mundo.

5 – Qual foi a primeira foto registrada do espaço?
A primeira imagem da Terra, registrada do espaço, foi produzida por uma câmera 35mm instalada no foguete V-2, em 1946. Neste mesmo ano, o astronauta Gherman Titov foi a primeira pessoa a fotografar o nosso planeta do espaço, usando uma câmera e carretéis de 300 mm.

6 – Qual foi a primeira câmera digital?
Steve Sasson foi quem criou a primeira câmera digital no laboratório da famosa Kodak, em 1975. Cada foto demorava cerca de 23 segundos para formar a imagem. Foi considerado algo realmente revolucionário para a época.

7- Como foi a primeira foto colorida?
Produzida em 1861 por James Maxwell e seu assistente Thomas Sutton, ele utilizou filtros de diferentes cores (vermelho, verde e azul) nas fotos em preto e branco, e após isso utilizou lâmpadas das mesmas cores para projetar os resultados numa tela, dando origem à primeira fotografia colorida.

James Maxwell.Primeira foto colorida por James Maxwell.

8- Não vivemos sem tirar foto…
A cada 2 minutos, o mundo tira mais fotos do que todos os clicks do século XIX. Isso não é novidade já que o aplicativo Instagram divulgou que possui 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões ativos por dia. Imagina a quantidade de foto que é postada diariamente!

9- Qual foi a fotografia mais cara do mundo?
Esse recorde de foto mais cara do mundo vai ao fotógrafo e paisagista Peter Link, com sua foto que chama “Phantom” (fantasma). Leva esse nome devido a forma humana “fantasmagórica” criada pelo efeito da luz ao incidir na poeira do interior do Canyon. Ela foi vendida por 6,5 milhões de dólares.

Peter Link
Foto mais cara do mundo por Peter Link.

10- Por que ficamos com os olhos vermelhos nas fotos?
Você com certeza já viu alguma foto, em que a pessoa saiu com os olhos vermelho, certo? Isso acontece devido a nossa pupila estar bem dilatada e ao disparar o flash, a luz entra em nossos olhos e reflete os vasos sanguíneos de nossa retina. Hoje em dia, esse problema é resolvido em segundos no Photoshop. Mas antigamente não era bem assim.

11- Qual a foto mais conhecida do mundo?
A foto mais conhecida foi tirada pelo Charles “Chuck” O’Rear. Ele foi o responsável por tirar o famoso papel de parede padrão do Windows XP, que a Microsoft chamou de “Bliss”. A foto foi tirada na região do Vale do Napa, em 1996 e só foi usada pela Microsoft anos depois.

Charles “Chuck” O’Rear
Foto mais conhecida do mundo por Charles “Chuck” O’Rear

12- Quais são as três fotografias mais famosas da história?
Para se chegar ao resultado, a revista Bula fez uma compilação de listas publicadas por sites especializados em fotografia, cultura pop e história. Em ordem classificatória, abaixo seguem as três fotografias selecionadas baseadas nas publicações pesquisadas.

1 – Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)

Beatles
Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969. A fotografia que imortalizou o fotógrafo escocês Iain Macmillan foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Reza a lenda que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua londrina. Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”. McCartney aparece de pés descalços na fotografia, fato que alimentou a lenda de que ele estaria morto, vítima de um acidente de carro três anos antes.

2 – Einstein mostrando a língua (1951)

Einstein
Einstein acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Embora essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, existem outras teorias e hipóteses menos críveis, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica. Fotografia: Arthur Sasse

3 – Menina afegã (1984)

menina afegã
Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental. Fotografia: Steve McCurry

 

 

 

 

 

 

 

Com informações dos sites: Fós Grafê e Blog e Mania