Variedades 3 anos atrás | Redação

Conheça o projeto vencedor da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2016

por Revista FHOX
SAMBA-SHIVA01Fotos: Div.

No próximo dia 9 de setembro, às 17hs, será lançado o livro ”Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam”. O livro, resultado do projeto contemplado pela Bolsa de Fotografia ZUM/Instituto Moreira Salles em 2016, foi editado pelo artista Vijai Maia Patchineelam, filho de Sambasiva e autor do projeto. O evento ocorre na Plana e conta com as falas de Vijai Patchineelam, Sambasiva Rao Patchineelam e Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do Instituto Moreira Salles.

SAMBA-SHIVA02

Em “Samba Shiva”, Vijai revisita o arquivo fotográfico de seu pai, cientista que emigrou para o Brasil no final da década de 1960. Sambasiva formou-se em geologia na Índia, fez especialização na Áustria e na Alemanha antes de desembarcar em Salvador para dar aulas na Universidade Federal da Bahia. Ganhou uma câmera Minolta de um amigo em 1972 e, desde então, registrou momentos em família no Brasil e na Índia, bem como as atividades e viagens profissionais.

SAMBA-SHIVA03

As fotografias feitas em diversas cidades da Índia adquirem ainda um valor histórico particular, já que, entre 1960 e 1980, o acesso a câmeras fotográficas no país era restrito, graças às políticas econômicas que taxavam a importação de produtos estrangeiros e dificultavam o acesso a novas tecnologias.

SAMBA-SHIVA04

Agora, estas fotografias foram digitalizadas e tratadas por Vijai, que escreveu no corpo do projeto: “É importante pensar nesse livro não como uma apropriação minha das imagens feitas por meu pai, e sim como um processo de refletir sobre essas imagens”. Dessa forma, o artista se propõe a atuar como editor e organizador da obra, uma vez que a autoria do livro é creditada a Sambasiva. O deslocamento de funções é, aliás, uma linha de pesquisa perseguida por Vijai, que atualmente realiza doutorado com um projeto que busca empregar artistas dentro da divisão administrativa de instituições de arte.

 

Vijai Patchineelam nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É artista e doutorando na Academia Real de Belas-artes de Antuérpia (Artesis Plantijn University College) e na Universidade de Antuérpia, Bélgica. Teve exposições individuais no Centro Cultural São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de galerias na Argentina, no Líbano e na Índia.

 

“Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam” é o primeiro volume da coleção ZUM/IMS.

 

 

 

Lançamento do livro “Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam”

Onde: Plana (Av. Ipiranga, 200, Edifício Copan)

Data: 9 de setembro, sábado

Horário: das 17h às 19h

 

 

Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam

Edição Vijai Maia Patchineelam

232 páginas

ISBN: 978-85-8346-043-5

Preço: R$ 85,00