Variedades 2 anos atrás | Redação

Concurso Beleza Fatal premia fotos de coral invasor

por Revista FHOX

 

1º lugar, compacta, Flávia Mergulhão

O Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), acaba de anunciar os vencedores do concurso “Beleza Fatal”. A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância da conservação marinha e do combate ao coral-sol, espécie invasora que ameaça a biodiversidade brasileira. As fotos foram produzidas na Ilha Grande, em Angra dos Reis, em dois pontos de mergulho: Ponta do Bananal e Sítio Forte, com apoio da Océan Centro de Mergulho.

O grande vencedor na categoria Master, com câmeras DSLR e Mirrorless, foi o fotógrafo Fábio Freitas. O segundo lugar ficou com Cleber Assumpção. Já o fotógrafo Edson Faria Junior arrematou a terceira posição. Na categoria Câmeras Compactas, o primeiro lugar ficou com Flávia Mergulhão. Larissa Marques Pires e Cláudia Lomba dividiram a segunda posição e Fernanda Saldanha ficou em terceiro lugar.

Um corpo de jurados, com notória experiência na avaliação de imagens subaquáticas, selecionou sete das mais de 300 imagens registradas do bioinvasor. Os vencedores e os melhores ângulos do coral-sol foram divulgados em evento de premiação no AquaRio, parceiro do BrBio e maior aquário marinho da América do Sul, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Os premiados receberam troféus, medalhas, brindes do Projeto Coral-Sol e puderam participar de tour gratuito guiado pela equipe do projeto para conhecer o mais novo ponto turístico da Cidade Maravilhosa.

O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

Sobre o Projeto Coral-Sol:

O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.

1º lugar, DSLR, Fabio Freitas
2º lugar, compacta, Claudia Lomba
2º lugar, compacta, Larissa Marques
2º lugar, DSLR, Cleber Assumpção
3º lugar, DSLR, Edson Faria Junior
3º lugar, compacta, Fernanda Saldanha