
O Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), acaba de anunciar os vencedores do concurso “Beleza Fatal”. A iniciativa teve como objetivo ressaltar a importância da conservação marinha e do combate ao coral-sol, espécie invasora que ameaça a biodiversidade brasileira. As fotos foram produzidas na Ilha Grande, em Angra dos Reis, em dois pontos de mergulho: Ponta do Bananal e Sítio Forte, com apoio da Océan Centro de Mergulho.
O grande vencedor na categoria Master, com câmeras DSLR e Mirrorless, foi o fotógrafo Fábio Freitas. O segundo lugar ficou com Cleber Assumpção. Já o fotógrafo Edson Faria Junior arrematou a terceira posição. Na categoria Câmeras Compactas, o primeiro lugar ficou com Flávia Mergulhão. Larissa Marques Pires e Cláudia Lomba dividiram a segunda posição e Fernanda Saldanha ficou em terceiro lugar.
Um corpo de jurados, com notória experiência na avaliação de imagens subaquáticas, selecionou sete das mais de 300 imagens registradas do bioinvasor. Os vencedores e os melhores ângulos do coral-sol foram divulgados em evento de premiação no AquaRio, parceiro do BrBio e maior aquário marinho da América do Sul, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Os premiados receberam troféus, medalhas, brindes do Projeto Coral-Sol e puderam participar de tour gratuito guiado pela equipe do projeto para conhecer o mais novo ponto turístico da Cidade Maravilhosa.
O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.
Sobre o Projeto Coral-Sol:
O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.





