Variedades 6 meses atrás | Flávio A. Priori

Comparando exposição de luz entre Filme e Digital

Fotógrafo fez um vídeo demonstrando diferenças com muita e pouca exposição de luz

por Revista FHOX

O fotógrafo Bill Lawson fez um experimento interessante e curioso. Em um vídeo postado em seu canal no Youtube, Lawson fez uma comparação de fotos de filmes e arquivos digitais em relação à exposição de luz. Qual dos dois tipos se sairia melhor?

O fotógrafo tirou dez fotos com cada configuração e ordenou os resultados lado a lado. Para o filme convencional usou uma Nikon N90s com o filme Kodak T-Max 100. No digital, a câmera utilizada foi a Nikon D750 full-frame com ISO 100. Nos dois equipamentos usou lentes Nikon 135mm f/2 at f/4.8. Para diminuir a exposição usou um filtro ND400 que escurece as fotos em 9 degraus.

Confira as comparações com maior incidência de iluminação. Nessa configuração, o filme tradicional se mostra se sair bem melhor no que sua contraparte digital.

Por outro lado, quando a exposição de luz é diminuída, a câmera digital mostra melhor resultado.

Não chega a ser um resultado surpreendente, quando pensamos no funcionamento de uma câmera tradicional. Ainda assim, é interessante ver essa diferença de forma prática e lado a lado entre os dois métodos. E bom para termos uma melhor ideia de quando usar cada configuração. Bill Lawson também deixa claro no vídeo que os resultados que obteve podem variar, dependendo do tipo de equipamento usado.