Variedades 3 anos atrás | Diogo Amorim

Como o Instagram influencia na alimentação das pessoas

Estudo mostra que a rede social está influenciando a alimentação das pessoas, tanto positiva quanto negativamente

por Revista FHOX

O Instagram é uma rede social que nos permite compartilhar memórias e momentos, assim como também é, para muitos, uma fonte de inspiração. São vários casos de pessoas que compartilham na rede social o seu estilo de vida saudável e como conseguiram mudar o físico e ganhar saúde através da alimentação cuidada e consciente.

shutterstock_489426817shutterstock.com

Mas nem tudo são flores. Se por um lado o Instagram é o alerta que muitos precisam para serem saudáveis, por outro pode ser o verdadeiro culpado pelos quilos a mais de algumas pessoas. Segundo a Men’s Health, um estudo recente revelou que as imagens de comida do Instagram fazem com que as pessoas comam mais, mesmo que não tenham fome. Além disso, o estudo concluiu que as imagens de comida das redes sociais influenciam em cerca de 70% as escolhas alimentares das pessoas, neste caso, dos norte-americanos, público-alvo da investigação.

E para que se tenha uma maior noção do impacto que a rede social tem na comida (e vice-versa), vamos aos números: a hashtag #food conta já com mais de 203 milhões de publicações, enquanto #foodporn conta com 110 milhões e #healthyfood com quase 22 milhões.

shutterstock_276915107shutterstock.com

Mas não se preocupe, nem tudo são más notícias. O impacto do Instagram no estilo de vida também pode ser bem satisfatório. Um estudo de 2015 revela que a rede social consegue mudar os hábitos das pessoas, tornando-as mais saudáveis. O uso da hashtag #gettinghealthy ajuda muitas pessoas a inspirarem-se e a seguirem hábitos mais saudáveis.

Seja de uma forma positiva ou negativa, o Instagram está mesmo mundando a forma como as pessoas olham e se relacionam com a comida, já que a probabilidade de comermos um alimento que é muitas vezes publicado por outros usuários da rede é grande. No caso das más escolhas, isso acontece com #hamburger, que tem quase dois milhões de marcações. Do outro lado, as #oats, as aveias saudáveis, já estão com mais de um milhão e meio de marcações, representam as pessoas que comem coisas saudáveis.

shutterstock_213411127shutterstock.com

Em 2015, este estudo, analisou o impacto que as imagens das redes sociais têm nas pessoas e concluiu que o Instagram tem um efeito muito positivo em todos os utilizadores que seguem perfis relacionados com um estilo de vida saudável. Estes participantes mostraram-se mais ativos e mais propensos a seguir uma alimentação saudável.