[media-credit name=”daizuoxin/iStock.com” align=”aligncenter” width=”800″]
Se você decidiu se aventurar na jornada de um empreendedor, é hora de conhecer algumas informações importantes antes que a sua empresa de fotografia saia do papel.
Você pode até imaginar que o processo de abertura de empresa é exaustivo, mas se entender como cada etapa funciona e contar com um serviço contábil que te auxilie, seu negócio vai começar com o pé direito.
As taxas e os documentos necessários para o início de um negócio são determinados conforme cada prefeitura, mas podemos definir que a abertura de uma empresa de serviços necessita de três etapas.
1. Registro na Junta Comercial
O primeiro passo para abrir uma ME ou EPP é realizar o registro na Junta Comercial. Esse registro simboliza a existência da empresa.
Para obter o registro é preciso apresentar um contrato social; o requerimento de empresário; a cópia dos documentos do empreendedor e, quando for o necessário, de seus sócios; além de alguns documentos específicos de cada Junta Comercial.
2. Obter o CNPJ
O CNPJ é um item obrigatório para que a sua empresa possa exercer atividades. Esse documento funciona como a identidade da sua empresa, e seu pedido é realizado no sistema da Secretaria da Receita Federal.
3. Inscrição Municipal
Para que a sua empresa possa funcionar em um determinado município, é necessário que você tenha uma identificação conhecida como Inscrição Municipal. A emissão de notas fiscais, por exemplo, só é liberada a partir do momento em que a Inscrição Municipal é validada.
Antes de iniciar essas três etapas, outras características devem ser definidas, como por exemplo, o porte da empresa, o regime tributário, formato jurídico, atividades realizadas, dentre outras.
Para que você fique por dentro de como a abertura de empresa funciona, faça o download do ebook de abertura de empresa feito pelo Qipu. Desta forma você estará pronto para legalizar o seu negócio.
Deixe uma Mensagem