Variedades 3 anos atrás | Redação

Com ensaio, fotógrafa quebra esteriótipos que retratam idosos

Fotógrafa decidiu registrar a qualidade de vida e a disposição de idosos

por Revista FHOX

Você já pesquisou o termo “pessoa idosa” na sessão de imagens do Google? Não? Bem, praticamente dividido em duas categorias principais de imagens, a busca apresenta, basicamente, ou idosos passando por atendimento médico ou com sorrisos afáveis, cercados de flores ou campos verdejantes.

Racing-Age-1Angela Jimenez

Buscando acabar do estereótipo que retrata os mais velhos como “doentes, vulneráveis ou fofas”, a fotógrafa Angela Jimenez se dedicou, entre 2007 e 2016, a retratar pessoas com mais de 60 anos em competições como corrida, salto com vara e arremessamento de peso. O resultado foi publicado no livro “Racing Age”, viabilizado a partir de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter e está à venda desde janeiro deste ano.

Racing-Age-2Angela Jimenez

“Sempre me interessei em fazer isso com a fotografia: contradizer estereótipos visuais e pensar como um grupo de pessoas está sendo retratado de forma simplista”, afirmou Angela em entrevista para o site Outside.

Racing-Age-3Angela Jimenez

“Racing Age” pode ser interpretado de duas maneiras: “idade de corrida”, insinuando que idosos também podem ser saudáveis e participar de corridas, ou “correndo contra a idade”, com a ideia de que os idosos retratados estão usando o esporte como forma de desafiar o envelhecimento.

Racing-Age-4Angela Jimenez

Fonte: Nexo Jornal