Variedades 2 anos atrás | Redação

FHOX acompanha o Canela Foto Workshops

Esse ano, a convite de Fernando Bueno, diretor do Instituto e um dos grandes fotógrafos brasileiros, Mozart Mesquita, diretor da FHOX foi convidado a ajudar na condução dos trabalhos

por Revista FHOX

Começou ontem e segue até domingo o Canela Foto Workshops, promovido pelo Canela Instituto, sediado na charmosa cidade da serra Gaúcha. Ano passado a FHOX teve o prazer de acompanhar o evento que fechou com um bate papo histórico entre o historiador Eduardo Bueno, o Peninha, e o artista visual Vik Muniz (veja aqui) .

Além de Vik, vários outros grandes da fotografia gaúcha e nacional mataram presença em grandes reflexões, sobre o passado e o presente da fotografia e o futuro da imagem.

Logo após o Canela Workshops, a FHOX realizou nos dias seguintes a Alasul 2017 numa experiência de aproximação entre tribos e mercados que merece ser feita mais vezes.

Esse ano, a convite de Fernando Bueno, diretor do Instituto e um dos grandes fotógrafos brasileiros, Mozart Mesquita, diretor da FHOX foi convidado a ajudar na condução dos trabalhos em torno do projeto Causos – Fatos – Fotos – História que Fernando define assim:

“É um grande projeto histórico que vai gerar um novo perfil da fotografia contemporânea e que pretende ouvir primeiramente um grupo de 50 fotógrafos brasileiros que irão contar “os causos” de suas fotografias .A curadoria é do próprio autor. Nossa equipe vai gravar e editar cada Causo em um depoimento do fotógrafo ao Instituto. Iremos disponibilizar o material obtido em um canal do YouTube especialmente criado para o projeto e nas redes sociais do Instituto e do Canela Foto Workshops. Estes depoimentos irão formar um panorama inédito da nossa fotografia e um retrato da nossa identidade e da nossa história. Estamos planejando também uma exposição do conjunto das fotos que será exibida na Galeria do Instituto em Canela, conjunto este que será a primeira coleção do Instituto. Existe também a ideia de editarmos um ou mais livros com textos e as fotos reunidas no projeto.Os episódios serão divulgados de 15 em 15 dias durante um período de 2 anos. Nossos primeiros seis convidados são Luiz Carlos Felizardo, Jaqueline Joner e Ruy Varella cujos vídeos passarão durante o evento, e mais, Eneida Serrano, Ricardo Kadão Chaves e Leonid Streliaev- o Uda. Todos os principais fotógrafos gaúchos, estarão ao vivo no CFW contando seu Causos para o público presente.”

Se você está na região da Serra ou em outras regiões próximas, vale a pena planejar um pulo na agradável e pequena Canela, além dos Causos, a fotografai estará presente em exposições pela cidade. Você pode conferir a programação aqui: http://canelainstituto.com.br/