Variedades 2 anos atrás | Regina Sinibaldi

“Camisa 12” da Seleção é de Buda

Fotógrafo Buda Mendes é escalado pela Getty Images para cobrir a campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

por Revista FHOX

Em coletiva de imprensa em São Paulo, em 28 de março, o diretor geral da Getty Images no Brasil, Paulo Schmid, anunciou Buda Mendes como o único brasileiro a integrar o time de 70 fotógrafos a cobrir a Copa do Mundo de Futebol 2018, na Rússia.

Carioca, Buda está há oito anos na Getty Images. Em seu extenso currículo de competições esportivas nacionais e internacionais, ele cobriu a Copa das Confederações 2017, na Rússia, o “esquenta” para o maior evento esportivo do mundo que se inicia em junho.

Como agência fotográfica autorizada da Copa do Mundo de 2018, a Getty Images vai levar 70 profissionais, dentre eles dez fotógrafos oficiais da Fifa. Buda é um deles e vai acompanhar a Seleção Brasileira a partir de sua chegada à Granja Comary, em Teresópolis (RJ), em junho.

Durante a coletiva, Buda contou que nas partidas de futebol costuma levar de cinco a seis câmeras e um jogo de três lentes grandes e oito pequenas. “A expectativa é de fazer 23 mil fotos por jogo”, disse. Outro detalhe é que, além do campo, ele terá acesso a áreas exclusivas, como vestiário. Todo o material produzido será enviado imediatamente das câmeras para o website da Getty Images e seus clientes em menos de 60 segundos.

“Existe um poder na fotografia esportiva que transporta o espectador de sua sala para o campo”, afirma Buda. “Nosso papel como fotógrafos é capturar a ‘dança’ do esporte, a emoção dos fãs, o contato dos jogadores e o movimento do jogo”, completa. Serão 52 dias de pura adrenalina.

Getty Images/Buda Mendes
Partida entre Alemanha e Brasil: Neymar contundido e Brasil fora da Copa em 2014
Getty Images
O carioca Buda Mendes