Variedades 2 anos atrás | Redação

Cineasta Jorge Bodanzky conversou com FHOXPLAY sobre o livro “Procurando Iracema”

Cineasta e fotógrafo lança livro "Procurando Iracema" produzido a partir da captura de fotogramas de filmes super-8 realizados por ele em Manaus e na Rodovia Transamazônica.

por Revista FHOX

Cineasta e fotógrafo, Jorge Bodanzky nasceu em São Paulo em 1942, filho de pais austríacos.

Mais conhecido por seus documentários de ponta nos anos 1970 e 80, e pelo envolvimento do binômio cultura/meio-ambiente, Jorge Bodanzky tem, no entanto, uma carreira paralela como fotógrafo que antecedeu a de cineasta.

Bodanzky entrou no cinema vindo da fotografia, daí sua relação sempre visceral com a câmera. Foi aluno de Luís Humberto, Amélia Toledo e David Drew Zingg. Participou de coletivas e teve uma foto sua na parede da 8ª Bienal de São Paulo (1965), a primeira a integrar uma seção de fotografia. Carregou o crachá de fotógrafo do Jornal da Tarde (SP) e da revista Manchete. Em 1971, ganhou o concurso internacional Asahi-Pentax com uma série de fotos de pescadoras do Rio Grande do Norte.

Uma caixa de fotografias foi o currículo que ele apresentou a Alexander Kluge para estudar na escola de cinema de Ulm, na Alemanha. Já na Amazônia, como fotógrafo da revista Realidade, percebeu na movimentação de prostitutas e caminhoneiros a semente para Iracema, uma Transa Amazônica. O cinema, então, já o absorvia quase completamente, ficando as fotos fixas como atividade paralela.

Sua estreia como diretor foi com o documentário Iracema – uma transa amazônica (1976). Depois disso, realizou longas-metragens, documentários para as TVs brasileira, alemã, francesa e italiana, como diretor, fotógrafo e produtor. O livro “Procurando Iracema” foi produzido a partir da captura de fotogramas de filmes super-8 realizados por ele em Manaus e na Rodovia Transamazônica, que serviram de base para o filme Iracema – uma transa amazônica, de 1974, co-dirigido por Orlando Senna.

Conheça o FHOXPLAY:https://www.youtube.com/channel/UCxcA6ukt5HBm9gbkbkFNh_Q
Curta, compartilhe com seus amigos e se inscreva no canal! 🙂

Confira abaixo entrevista que Jorge Bodanzky concedeu ao FHOXPLAY: