Variedades 3 meses atrás | Mozart Mesquita

As delicias e a força do RS

por Revista FHOX

Na semana passada FHOX fechou sua agenda de viagens pelo Brasil visitando o celeiro nacional de fotógrafos: o Rio Grande do Sul. Berço do empreendedorismo fotográfico brasileiro, com inúmeros cases de sucesso, Caxias do Sul e Porto Alegre são sempre cidades para estar em contato e acompanhar os inúmeros profissionais que se destacam nacionalmente a partir de lá.

A visita começou pelas novas instalações da Go Image, aonde Cris, Rafa e Fábio, os proprietários, não só apresentaram o novo e moderníssimo parque fabril como, mostraram que estavam focados nas entregas de fim de ano. Bonito ver os três envolvidos na produção até altas horas da madrugada. A Go Image segue seu caminho de buscar ser um dos melhores labs do Brasil. Em produção fotográfica, já deve estar perto de ser. Certamente é a mais moderna operação desse segmento.

No dia seguinte, FHOX deu um rápido rolê por estúdios como de Fernando Dai Pra, o principal destaque na fotografia de casamento gaúcha desse momento é atração do Congresso Fotografar 2019. Daí Pra, mostrou seu espaço e falou da expectativa para sua palestra.

Em seguida, a visita foi no espaço de Denise Boff, fotógrafa de família e newborn que compartilha uma especie de cowork, com uma colega do mesmo segmento, sinal de tendência e de maturidade.

Vai ser pauta em edições futuras da FHOX. Dali para o estúdio de Silas Abreu, fotógrafo de casamento e moda e agora, empreendedor com sua plataforma WeekPic, que promete simplificar a gestão de estúdios Brasil afora. Silas, comentou que 2018 foi o ano da fotografia para e-commerce e assim, cavou a segunda pauta do dia. Trabalho para o jornalismo da FHOX em 2019.

De lá FHOX, foi para um agradável almoço com Lili Giordano, da Sala de Fotografia, centro de estudos e referencia em ensino na região. Lili apresentou sua nova coleção de roupas e agora, tênis com estampas fotográficas. Bingo, pauta 3 para o jornalismo FHOX. Os produtos são lindos e estão indo super bem. Design, fotografia e moda, combinação forte.

A última parada em Caxias do Sul foi na SEOX, de Leandro Zandoná, que comentou um ano em que a empresa se aprofundou no trabalhou de excelentes sites on demand e expandiu a presença de Taopix no Brasil, empresa de software para labs da qual é representante.

A noite, já em Porto Alegre, o jantar foi com Gi Soares, fotógrafa de 15 anos, moda e por que não, família, que será uma das atrações no Congresso Fotografar 2019. A conversa passou por um pouco de tudo: como anda o mercado local; o que falar sobre 15 anos; sobre enxugar e retomar e sobre se posicionar. Gi, embora supernova, começou tão cedo, que já pode ser considerada uma veterana do ramo. Segue os passos do pai, André Soares, sucesso de longa data na fotografia gaúcha.

No dia seguinte, o primeiro encontro foi um café da manhã com Fernando Bueno, do Canela Workshops e do Buenas Ideias. A conversa girou em torno da fotografia autoral brasileira e seu momento desafiador e de um tour que Fernando acabou de fazer por Nova Iorque. Fotos do graffiti de buschwick no Brooklyn, podem virar matéria em breve.

Depois de Fernando o almoço foi com Luciano Souza da Via Color. O famoso “Só Alegria”, ícone do laboratório e do mercado com seu jeito peculiar de lidar com as pessoas. Luciano expôs seus planos para 2019 e deixou no ar, iniciativas bombásticas. Antes de sair para almoçar com Luciano, um bate papo rápido sobre o momento da fotografia gaúcha com o renomado fotógrafo Robson Nunes, na recepção da ViaColor.

 

De tarde, o último encontro do Tour foi com o pessoal da 46Graus, start up de sites para fotógrafos, que tem uma das melhores soluções do mercado e que promete novidades marcantes em 2019. No resumo do giro, todo mundo muito animado com as perspectivas para 2019. Bom sinal. Quando o RS vai bem, o Brasil vai também..