Variedades 3 meses atrás | Flávio A. Priori

Álbum perdido pós 2ª Guerra Mundial é devolvido à família

Retratos foram tirados no Japão após final do conflito e estavam perdidos a tempos

por Revista FHOX

Uma sucessão de felizes coincidências fez com que um antigo álbum de fotos com mais de 60 anos retornasse ao seus donos originais. Os registros mostram o Capitão Clarence V. Ward, das forças armadas americanas, enquanto atuava na ocupação do Japão logo após o término do conflito.

O álbum foi feito pela esposa de Ward para a mãe dele, e possui registros que datam entre 1947 a 1949. Após a morte da senhora, o álbum acabou sendo vendido em um leilão na cidade de Peoria. Após isso, o item acabou passando por várias mãos até chegar ao arquivista Christoph Traugott Coulter.

álbum

Para o site Shutterbug ele disse “eu saio por ai fuçando cada loja de antiguidades em um raio de 100 milhas, todos os vendedores me conhecem. Em um domingo qualquer fui até uma loja chamada Pleasant Hill Antique Mall (…). Me deparei com esse álbum fotográfico em um local que não costuma trabalhar com fotos.” Ele complementa que o álbum estava perdido no meio de outras publicações diversas. Todo esse cenário chamou a atenção de Coulter.

O arquivista então resolveu postar algumas imagens em grupo local de Facebook. Através de um amigo de família, conseguiu chegar ao filho de Ward. O encontro ocorreu e Coulter devolveu o registro à família após meio século. Com a permissão deles, todas as imagens foram digitalizadas e colocadas no Facebook.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.