Para incentivar as pessoas a ficarem em casa, por conta do coronavírus, o dramaturgo Gustavo Pinheiro disponibilizou online e na íntegra Alair, peça que escreveu em 2017 sobre o fotógrafo fluminense Alair de Oliveira Gomes.
O espetáculo narra o fim da vida do fotógrafo, que da janela de seu apartamento registrava garotos fortes e bonitos que se exercitavam na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. O homenageado foi também engenheiro, filósofo e crítico de arte pioneiro da arte homoerótica no Brasil.


No desenrolar da trama, o profissional recebe a visita de um dos jovens, que pede para ver o resultado das imagens, enquanto lida com situações do passado, como o abandono e indiferença de um antigo amor.
O corpo masculino, celebrado em mais de 170 000 negativos do fotógrafo, hoje pertencentes à Biblioteca Nacional, também é poeticamente exposto durante a apresentação.
Leia também: Empresas que estão apoiando fotógrafos durante a pandemia
O espetáculo serviu como comemoração dos 45 anos de carreira do ator Edwin Luisi, que deu vida a Alair no drama dirigido por César Augusto. Ele jogou luz sobre a morte do artista, estrangulado em seu apartamento em 1992, aos 71 anos. Um caso que até hoje ainda não foi resolvido.
No elenco, além de Luisi, estavam também André Rosa e Cláudio Andrade. Para assistir o espetáculo, basta clicar neste link. O espetáculo tem a duração de uma hora e os direitos reservados a MEGUSTA produções.
Deixe uma Mensagem