Variedades 11 meses atrás | Redação

Ricardo Thomé transforma sua visão sobre Afeganistão em livro

Fotógrafo transforma projeto em livro repleto de sensações

por Revista FHOX

Afegão é o mais recente trabalho do fotógrafo Ricardo Thomé, que já está à venda no site da Editora Olhavê. O livro, que reúne imagens autorais do Afeganistão, é a concretização de um sonho de criança do fotógrafo.

Ricardo “descobriu” o país quando tinha 10 anos – muito antes de se apaixonar pela fotografia – e nem ele sabe dizer o motivo de sua fascinação. Mas o fato é que seus olhos brilham quando fala sobre o seu “segredinho particular”. Tanto que chegou a devorar milhares de livros sobre a região, suas histórias, guerras e sofrimento.

Afegão

Após inúmeras tentativas malsucedidas, que se iniciaram em 2008, Thomé conseguiu concretizar seu sonho em 2013. Então, finalmente realizou o desejo de ver e fotografar as cidades e os habitantes de Cabul e Herat.

“Foi uma viagem repleta de riscos, afinal, imagine conhecer um local inóspito, castigado por 30 anos de guerra, intervenção militar, sequestros e constantes ameaças do Taliban”, conta o fotógrafo.

Thomé enfrentou desafios como o da convivência, com um povo que é extremamente desconfiado. Além da questão da religião local – que não permite que as mulheres sejam fotografadas. Para conseguir realizar suas fotos chegou a se camuflar de Shalwar Kameez – traje local que o fazia passar por um afegão “comum” – e mesmo assim ainda atraiu olhares pouquíssimo amistosos.

Afegão

Mas a obra não deixa transparecer as dificuldades de Thomé. As imagens refletem a curiosidade e, principalmente, o desejo latente do autor em documentar momentos, rostos, expressões e uma infinidade de sensações. É possível sentir que o fotógrafo se “sentiu em casa” através de suas fotos.

Em Afegão, Ricardo Thomé consegue capturar os habitantes de Cabul e Herat em diferentes momentos e cenas, em condição de aparente “tranquilidade”, que contrasta com as notícias de guerra e conflitos que vemos todos os dias na TV e nos jornais.

Afegão

O autor revelou que pretende voltar ao Afeganistão para fazer outros ensaios fotográficos até o ano de 2019, apesar das dificuldades locais. “Meus amigos me consideram ‘louco’, mas realmente sou apaixonado pelo país e pretendo voltar lá até o ano que vem sim”, concluiu.

Ficha Técnica / Serviço

Autor:  Ricardo Thomé

Editora: OLHAVÊ / Ediçõe Olhavê:  contato@olhave.com.br

1ª edição/2018 – 250 exemplares

80 páginas – 40 fotos / Papel: Garda Klassica 135g/m2

Fotografias:  Ricardo Thomé – (www.ricardothome.com.br)

Projeto Gráfico: Yana Parente / Tratamento de imagens: Marcelo Guarnieri

Coordenação Editorial: Alexandre Belém

Edição e Narrativa: Georgia Quintas e Alexandre Belém

Impressão: Ipsis

Preço: R$ 75,00 (À vendo no site: loja.olhave.com.br) 

Afegão